Saúde distribuiu mais de 13 milhões de doses de vacinas Covid-19 em uma semana

0
368

Doses foram enviadas entre os dias 13 e 19 de maio para todos os estados e DF.

O Ministério da Saúde distribuiu, para todo o Brasil, mais de 13 milhões de doses de vacinas Covid-19 entre os dias 13 e 19 de maio. Em uma semana, o ministério enviou para as capitais lotes com 3,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz e 1,9 milhão da Coronavac/Butantan. Na sexta-feira (14/5), estados e Distrito Federal começaram a receber mais uma remessa com 999,4 mil doses do Butantan.

E, nesta semana, mais uma leva de vacinas foi distribuída para todo o País. De terça (18/5) até esta quinta-feira (20/5), foram enviadas mais 6,4 milhões de doses: 4,7 milhões da AstraZeneca/Fiocruz; 1,08 milhão da Coronavac/Butantan; e 647 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech. As orientações e os grupos prioritários a serem vacinados são atualizados toda semana pela pasta.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões entre União e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as da Fiocruz e da Pfizer.

A força-tarefa é uma das ações do Governo Federal para ampliar cada vez mais a vacinação contra a Covid-19 no País. Desde o dia 18 de janeiro, início da campanha, aproximadamente 90 milhões de doses já foram distribuídas para todas as Unidades Federativas – dessas, 55 milhões foram aplicadas até o momento.

Fonte : Marina Pagno / Ministério da Saúde.