Sebrae atua para aumentar a participação de mulheres brasiliense no empreendedorismo

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Instituição concentra as atividades de fomento por meio do Sebrae Delas, programa lançado em 2019 e que já beneficiou milhares de empreendedoras em todo o país com cursos, mentorias e workshops.

A participação social das mulheres é um assunto que tem estado cada vez mais em voga nos últimos anos. A inclusão da presença feminina em questões sociais, políticas e econômicas é – felizmente  um caminho sem volta, que já traz e ainda trará benefícios significativos às gerações futuras. No ambiente empresarial, por exemplo, a participação feminina tem feito com que, as perspectivas sejam mais diversas, inclusivas e inovadoras, apoiando a transformação de empresas e a realidade de diversas pessoas e comunidades.

Ciente da força das mulheres no mundo dos negócios, o Sebrae no Distrito Federal tem trabalhado para impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando empreendedoras, por meio do Sebrae Delas. Trata-se de um programa que tem como objetivo fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres que já empreendem ou que desejam ser donas de seus próprios negócios na capital.

O programa foi lançado em 2019 e, desde então, já beneficiou mais de 50 mil mulheres empreendedoras em todo o país, por meio de 37 mil ações realizadas, como cursos, mentorias e workshops. “Segundo pesquisa do Sebrae feita em 2019, as mulheres já representavam 34,3% (cerca de 9,3 milhões de pessoas) dos negócios no Brasil. No Distrito Federal, eram 36%.

“Estes números demonstram uma contribuição significativa das mulheres no PIB e na economia. Um passo adiante para elas, que vêm conquistando mais igualdade de condições de trabalho. Nesta direção, o Sebrae no DF não tem medido esforços para investir em projetos e ações que contemplem as mulheres, dada a relevância e importância deste público para a economia do DF”, explica a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha.

Uma das mais recentes ações promovidas pela instituição no âmbito do programa é a realização de uma missão técnica a Portugal. A iniciativa ocorre até o próximo sábado, 12 de março, em parceria com a Câmara de Mulheres Empreendedoras do Distrito Federal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), e tem por finalidade promover a competitividade de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.

No roteiro estão previstas visitas técnicas à locais ligados à temática de empreendedorismo feminino nas cidades de Porto e Lisboa, bem como a participação no evento Conecte-se 2022 – Experiências Empresariais e Internacionalização de Negócios, no qual as participantes terão contato com inovação, internacionalização das micro e pequenas empresas, melhores práticas de gestão das empresas entre outros.

O Sebrae no DF também dispõe de outros meios para propiciar o avanço do empreendedorismo feminino na Capital Federal, como a oferta de atendimentos. Para se ter uma ideia, em 2021, mais de 230 mil mulheres procuraram a instituição em busca de soluções e conteúdos sobre o mundo dos negócios, número que representa mais da metade do total de atendimentos acumulados pelo Sebrae no DF ao longo do ano passado, que foi de 400 mil.

O público feminino também pôde aproveitar consultorias gratuitas ofertadas pela instituição. A iniciativa, inclusive, segue sendo disponibilizada pela instituição sem nenhum custo, em 17 temas nas áreas de finanças, marketing, vendas e inovação, até o dia 31 de março. As interessadas em contar com alguma dessas soluções devem acessar o portal da Loja Sebrae (www.lojasebraedf.com.br) para conferir a lista de consultorias disponíveis, além de cursos e outras soluções que estão sendo disponibilizadas no momento.

“O empreendedorismo feminino vai muito além de abrir uma empresa. Ele transforma, desperta talentos, traz dignidade para muitas mulheres e suas famílias, e por isso é fundamental apoiarmos projetos e iniciativas que valorizam e fomentam o empreendedorismo feminino, que tem papel social e econômico importantes na nossa sociedade”, completa Adélia Bonfim, diretora administrativa-financeira do Sebrae no DF.

A instituição tem preparado diversas atividades para continuar fomentado o empreendedorismo feminino ao longo do mês de março e anunciará as novidades por meio de seus canais nas redes sociais.

*Números*
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta segunda-feira, 7 de março, atualizou o perfil das mulheres empreendedoras. Após recuar para um total de 8,6 milhões de donas de negócio, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões (mesmo resultado alcançado no último trimestre de 2019).

Apesar dessa evolução, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%), ainda está abaixo da melhor marca histórica, registrada no quarto trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total.

No Distrito Federal, o levantamento revela que o número de mulheres donas de seus próprios negócios no último trimestre do ano passada era o equivalente a quase 40% do número total de empresas registradas.

Os indicadores também registraram um alto percentual de mulheres que trabalham por conta própria na Capital Federal. 87% das mulheres que empreendem atuam por conta própria, ou seja, sem empregados.

O estudo do Sebrae também mostrou que, no DF, 33% das empreendedoras têm nível superior completo; 49% trabalham menos de 40 horas por semana; e que 47% das mulheres donas de negócios ganham até um salário mínimo por mês.

Fonte: Assessoria de comunicação SEBRAE-DF.