Sebrae Inova Digital 2021 encerra com debate sobre empreendedorismo digital e o futuro da humanidade

0
293
Iniciativa contou com mais de 22 mil inscritos e foi encerrada por uma palestra apresentada pelo físico téorico Michio Kaku.

A edição 2021 do Sebrae Inova Digital chegou ao fim na noite desta quinta-feira, 25 de novembro. Realizado pelo Sebrae no Distrito Federal de forma online e gratuita, a iniciativa contou com mais de 22 mil inscritos e abordou, em seu último dia, dicas e conteúdos para se montar um negócio do zero e também propôs uma profunda reflexão acerca do futuro da humanidade.

Marcada por momentos de descontração, a transmissão do evento contou com a realização de dois painéis, sendo o primeiro um debate entre Camila Achutti, Felipe Bogéa e Gustavo Fuga, que relataram suas experiências durante o processo de abertura de seus negócios, deram dicas de como superar os obstáculos na jornada do empreendedorismo, e comentaram sobre como ser mais presente nas redes sociais.

Apesar do recorrente crescimento da participação das mulheres no mundo dos negócios, sabe-se que são muitas as dificuldades enfrentadas por elas no caminho. Diante disso, a programadora Camila Achutti discursou sobre sua jornada no empreendedorismo e comentou sobre as barreiras que as mulheres devem superar diante desse cenário.

“Uma dica para vocês mulheres é esta: usufruam a máxima força que existe dentro de vocês. Abracem o seu feminino e o que a sociedade espera de vocês e criem com essa diversidade e diferença, não tentando imitar o empreendedorismo tradicional”, comentou.

Camila enfatizou, ainda, as vantagens de ser diferente no meio empreendedor. “Quanto antes a gente se autoconhecer e conseguir usar esse diferencial, nós vamos criar coisas mais poderosas. Agarre o fato de você ser mulher e ser diferente no mercado e vá adiante”, acrescentou.

Já o especialista em marketing digital Felipe Bogéa falou sobre a importância de estar presente nas redes sociais e como aproveitar o recurso no crescimento de uma empresa. “Se você tem um negócio B2C (que vende para as pessoas), a minha recomendação é ter um site e estar no Instagram e no buscador do Google. Se você tem um negócio B2B (que vende para outras empresas), também é importante possuir um site e estar no LinkedIn e Google. É aí que você deve começar, depois você expande”, pontuou ele

O empreendedor social Gustavo Fuga salientou a importância do fundador de um negócio na captação de recursos para a empresa. “Muitas vezes nós achamos que o bom de empreender é não ter chefe, pois é ruim. Mas tem um chefe que é o pior de todos: você. Você como seu próprio chefe é terrível, porque a gente se cobra muito. A autocobrança é muito pior que a cobrança de outros; então não é tão simples. Você precisa realmente estar bem preparado”, destacou.

A última e uma das mais aguardadas apresentações do Sebrae Inova Digital 2021 trouxe ao palco virtual do evento o cientista Michio Kaku. Em sua exposição, ele induziu os mais de 22 mil inscritos no evento a uma reflexão sobre o futuro da humanidade e compartilhou sua visão acerca da evolução da vida na Terra.

Kaku acredita que a ciência e as novas tecnologias serão capazes de proporcionar tamanho poder ao homem que este será obrigado a reavaliar o seu lugar no universo.

Kaku comentou sobre o uso de robôs para executar trabalhos atualmente realizados por humanos. “Falando do futuro do mercado de trabalho, as atividades que são mais fáceis de serem feitas pelos robôs são as repetitivas. Já aquelas que são originais, como projetar um prédio, são mais difíceis de serem feitas por robôs, assim como aqueles ligados às relações humanas, como na área do Direito, e os que envolvem capital intelectual, como inovação, imaginação, trabalhos artísticos e liderança”, observou.

Considerado por muitos o maior físico teórico da atualidade, Kaku cresceu em uma região próxima à cidade de San Francisco, na Califórnia. Ele é autor de vários best sellers e é amplamente reconhecido pela sua capacidade de abordar temas extremamente técnicos de uma forma de fácil compreensão. No futuro imaginado por ele, o homem não será a única forma de vida inteligente e a imortalidade deixará de ser uma fantasia inatingível.

Durante a palestra, ele comentou sobre a presença da Inteligência Artificial na vida humana no futuro. “Quando você acordar de manhã, ela vai estar na sua lente de contato, você irá piscar e estará online. A internet estará em todos os lugares, quando você piscar ela te dará a biografia da pessoa que você estará falando”, acrescentou.

Kaku terminou sua participação dizendo que essa nova tecnologia será responsável por traduzir diversos idiomas, trazendo a possibilidade de conversar com pessoas de diversos lugares do mundo.

*Com informaçõassessoria de comunicação do SEBRAE-DF.