Sebrae Inova Digital traz conteúdos relacionando o comportamento do consumidor ao uso de tecnologias

0
301
Estratégia foi explorada pelo empreendedor Daniel Roriz, criador da Agille, empresa que tem ganhado destaque com o robô Jimi.
Ter atenção ao comportamento do consumidor é uma estratégia que historicamente sempre foi adotada com sucesso por muitos empreendedores.

Com a necessidade de consumo sendo remodelada cada vez com mais frequência em virtude da transformação digital, essa tática tem se tornado ainda mais essencial, como demonstra a trajetória de Daniel Roriz.

O empreendedor, hoje com 40 anos, decidiu abrir o seu próprio negócio em 2007, quando ainda trabalhava em uma empresa de tecnologia. À época, ele já tinha absorvido uma série de conhecimentos em tecnologia, criando a Agille, uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de informática e que sempre procura atender as exigências e necessidades do mercado.

Além das soluções de software, a marca conta ainda com uma linha de produtos como impressora fiscal, leitor de código de barras, balanças, bobinas, gavetas, microterminais e CPU’S, mini-impressoras, monitores, nobreaks, terminais de atendimento, entre outros.

A marca criada por Daniel vinha ganhando projeção no mercado brasiliense até que a pandemia chegou e diversos empreendimentos foram forçados a fechar temporariamente suas portas por determinação do governo distrital. Como a marca ofertava diversas soluções para empreendimentos do segmento de alimentação, o empreendedor analisou o mercado, estudou o comportamento dos consumidores e, a partir disso, garimpou alternativas, decidindo investir na aquisição de uma startup paranaense que a Agille já representava na região Centro-Oeste e que foi responsável pela criação do Jimi, o primeiro robô do mundo para autoatendimento em buffet por quilo.

A ideia, além de resolver inúmeras dores de cabeça dos empresários do segmento de alimentação como agilizar o processo no momento da pesagem, garante o registro das informações sem erros operacionais, um aumento significativo na produtividade e, por fim, proporciona uma experiência única aos clientes.

“Demos uma grande passo com a aquisição dessa ideia. A chegada do robô proporcionou um boom no mercado e nossa marca ganhou evidência. Nós o integramos com os sistemas que já desenvolvíamos e com isso ganhamos espaço no mercado de alimentação brasiliense e nacional”, conta Daniel.

Até o momento, mais de 30 empreendimentos do segmento de alimentação no Distrito Federal já contrataram o Jimi Robô para recepcionar seus clientes e pesar seus pratos. No Brasil, esse número já ultrapassou a marca de 200 empresas. “No momento estamos abrindo mercado no Nordeste e também na região Sudeste”, finaliza o empreendedor.

Novos rumos tecnológicos

A edição 2021 do Sebrae Inova Digital, que acontece na semana que vem, entre os dias 23 e 25 de novembro, apresentará em sua programação conteúdos acerca de oportunidades geradas pelo avanço tecnológico. Na sessão destinada à exibição de conteúdos complementares, por exemplo, os inscritos no evento poderão conferir materiais gravados sobre a relação entre robôs e humanos, tecnologias exponenciais, inteligência artificial, blockchain, dentre outros.

O Sebrae Inova Digital será promovido pelo Sebrae no Distrito Federal e tem como objetivo inspirar micro e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores, a desenvolver estratégias sólidas capazes de impulsionar o crescimento ou ideia de negócio.

Até o momento, mais de 16 mil pessoas já se inscreveram para acompanhar a realização, que acontece de forma virtual e gratuita. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas em poucos cliques, por meio do site www.sebraeinovadigital.com.br

*Com informações da acessória de comunicação do SEBRAE-DF.