Servidores da CLDF que aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada são homenageados

0
492

Durante a homenagem, o presidente Rafael Prudente agradeceu aos 74 servidores pelo empenho demonstrado para o “aperfeiçoamento da democracia” nos 30 anos de existência da Câmara Legislativa.

Os 74 servidores da Câmara Legislativa que aderiam ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) foram homenageados em solenidade virtual na tarde desta segunda-feira (28). Ao saudá-los, o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB) declarou que a iniciativa tinha o objetivo de “reconhecer os que se dedicaram ao aperfeiçoamento da democracia no Distrito Federal”. Representantes de cada categoria funcional também se pronunciaram durante o evento.

O PAI foi aprovado em dezembro último e estipulou um prazo para a adesão, encerrado em maio passado. “A decisão de vocês permitiu a nomeação de mais 30 concursados, que estavam entrando para o quadro de reserva”, destacou Prudente, agradecendo aos aposentados “pelo empenho demonstrado em tudo o que fizeram ao longo dos 30 anos de existência da Câmara Legislativa”.

Segundo secretário da Casa, o deputado Robério Negreiros (PSD) enfatizou: “Os que deixam a CLDF trabalharam arduamente para a construção do Poder Legislativo local”. Enquanto o deputado Iolando (PSC), titular da Primeira Secretaria, lembrou a década em que atuou, a partir de 1995, como servidor de livre provimento e conviveu com o grupo. Também salientou os dois anos e meio transcorridos da atual legislatura na qual, como parlamentar, pôde acompanhar a continuidade do trabalho desenvolvido.

Já o deputado Agaciel Maia (PL) recordou a ocasião em que deixou o Senado Federal, onde era servidor concursado, após 38 anos e três meses de atuação. “Entendo o que se passa na cabeça de cada um nesse momento”, afirmou. O distrital sugeriu que os depoimentos dos servidores durante a homenagem fossem registrados e divulgados, proposta acatada pelo presidente da CLDF.

Profissionalismo e comprometimento

Auxiliar legislativo, que atuava no Cerimonial da Câmara Legislativa, Danilo Simões, discorreu sobre o tempo, citando o Eclesiastes – “Há tempo pra tudo”, além das canções “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, e “O tempo não para”, que tem letra de Cazuza. “Vejo o futuro repetir o passado: construímos os alicerces e os jovens que chegam vão construir o futuro”, resumiu. Por sua vez, Osvaldo Oliveira da Silva, assistente legislativo, parabenizou os que conseguiram se aposentar ante o quadro de perda de direitos dos servidores públicos e enfatizou que o PAI trouxe mais benefícios ao que aderiram ao programa. Aos colegas que deixam a CLDF, sugeriu viajar e fazer novas descobertas.

Margarette Resende, técnica legislativa, ressaltou “a qualidade técnica e humana” do grupo e falou do orgulho de fazer parte da consolidação democrática do Distrito Federal”. Para ela, foi possível exercer “o real sentido de servir, servir a sociedade para construir um DF melhor, com muita alegria e satisfação”. Saudando os novos servidores, na avaliação da consultora técnica legislativa Angela Cezimbra, fecha-se um ciclo: “Nossa participação na missão da Câmara Legislativa, com erros e acertos, está finalizada”. Responsável pelo Arquivo da CLDF, evidenciou, contudo, que as histórias de cada um estarão preservadas.

Ao final da solenidade foi lida moção de louvor, aprovada pelo plenário da Casa, destinada a cada um dos aposentados, que foram citados individualmente, distinguindo-os pelo “profissionalismo e comprometimento com a missão da Câmara Legislativa”, demonstrados no decorrer do período em que ocuparam cargos públicos. Representado os demais colegas, o engenheiro Fernando Taveira, consultor legislativo, recebeu a honraria das mãos do presidente da Casa. Ao agradecer, fez um relato sobre a “evolução” da CLDF, frisando a qualidade das leis que têm sido atualmente propostas. “A Casa cresceu e vai deixar saudades, mas a vida continua”, concluiu.

A homenagem também foi acompanhada por servidores que ocupam postos de gestores na Câmara Legislativa: Marlon Cambraia, secretário geral; Edilair da Silva Sena, diretora de Recursos Humanos; Haendel Fonseca, secretário executivo da Vice- Presidência; José Adenauer, secretário executivo da Primeira Secretaria; e Ricardo Alves, chefe de gabinete da Presidência.

Fonte : Marco Túlio Alencar – Agência CLDF.