Setembro Amarelo: Sesc inicia campanha de prevenção ao suicídio

0
220
Saúde mental é assunto sério e prevenir o suicídio é uma missão de todos.
É por isso que, em setembro, a população em geral, assim como diversos órgãos governamentais, se mobilizam em uma campanha de conscientização e valorização da vida. Conhecida como Setembro Amarelo, a iniciativa compreende ações para promover a atenção aos sintomas de depressão e outros transtornos mentais que podem levar ao suicídio.

Reconhecendo a necessidade e importância da campanha, o Sesc – DF também realiza ações e eventos, neste mês, para fomentar ainda mais o assunto. Como um importante impulsionador, e referência no acolhimento e cuidado à saúde mental, o Sesc vem ampliando cada vez mais os serviços nessa área, uma vez que, essa área é uma das dimensões básicas que garante a capacidade do indivíduo executar suas habilidades pessoais e profissionais.

Entre os serviços disponibilizados à população do Distrito Federal, com preços acessíveis, a instituição oferece acompanhamento psicológico de qualidade, em quase todas as unidades do entorno, atendimento psiquiátrico e grupos de psicoterapia para todas as idades. Segundo a analista de Saúde Mental do Sesc-DF, Luciene Araújo, oferecer o acompanhamento psicológico de qualidade para seus beneficiários é uma das principais missões da instituição. “Falar sobre o assunto é essencial para que as pessoas que estão passando por momentos difíceis entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Esse é um dos objetivos da área de saúde do Sesc, que apoia, cuida e valoriza a vida” destacou.

Buscando promover ainda mais a campanha do Setembro Amarelo, a unidade Sesc da 913 Sul promoverá nos dias 19 e 21 e 23 de setembro a Semana de Valorização da Vida. Confira a programação:

  • 19/09 – Oficina de Mindfulness e Espaço para Compartilhamento

Participação: Psicólogas Ana Carolina Salmeron e Lilia Raquel Moreira

Horário: 9h às 10:30h

  • 21/09 – Cinema com Pipoca + Diálogo com psiquiatra

Participação: Dr. Helmuth Goetz

Horário: 14h

  • 23/09 – Oficina de Mindfulness e Espaço para Compartilhamento

Participação: Psicólogas Ana Carolina Salmeron e Lilia Raquel Moreira

Horário: 14h às 15:30h

Sobre suicídio e saúde mental

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, ou seja, implica muito mais que a ausência de doenças mentais. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Essa é uma realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, destacando a depressão, em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas.

Como o suicídio pode ser evitado?

Por diversos motivos, nossa sociedade ainda tem medo de abordar o suicídio. O assunto ainda é um tabu, arraigado em nossa cultura, o que prejudica a busca por ajuda. Por isso, uma das principais missões da campanha Setembro Amarelo é difundir que falar sobre o problema é a melhor forma de solucioná-lo e que, procurar ajuda não é uma vergonha.

Portanto, é fundamental que a população que sofre com transtornos mentais busque a ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras qualificados para solucionar o problema e assim, evitar o suicídio.

Se você, ou alguém que você conhece, precisa de atendimento desses profissionais, o Sesc se coloca como uma ponte até excelentes profissionais de saúde mental que podem ajudar. Entre em contato com a unidade mais perto. ​