Diretor-Geral do Detran-DF Zelio Maia prepara ação educativa em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista

0
333
No Dia Nacional do Ciclista, Detran-DF ressalta os cuidados com a segurança e o transporte de bicicleta.

O Detran-DF prepara uma ação educativa em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista que será  realizada hoje (19), das 17h às 19h representada pelo Diretor-Geral do Departameto de Trânsito do Distrito junto ao Diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro. 

Na ocasião haverá apresentação de uma dupla de repentistas, mímicos e companhia teatral. O local a ser realizado será na Via N1, no estacionamento do Planetário.

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado no dia 19 de agosto.  Essa data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul.

A data atualmente além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro mediante nossas ações.

O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.

Um trânsito seguro é responsabilidade de todos nós!  Parabenizamos todos os ciclistas que cumprem com seu dever e contribuem com o trânsito mais humano.

Dicas de segurança para o ciclista no trânsito

– Use sempre o capacete
– Trace rotas mais seguras
– Evite ao máximo passar pelas calçadas
– Sinalize com as mãos
– Deixe sua bicicleta visível
– Não pedale na contra mão
– Cuidado com os cruzamentos
– Não divida a pista com veículos grandes
– Não ande entre os carros

Blitz educativa

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal tem realizado blitz educativas em diversos pontos da capital Federal orientando ciclistas e motoristas sobre o respeito do uso de bicicletas nas vias de Trânsito do DF.

Lembramos que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é infração média deixar de manter a distância de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar a bicicleta; Infração grave não reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar o ciclista; Infração gravíssima dirigir ameaçando veículos como a bicicleta. Neste último caso, além da multa, o condutor está sujeito à suspensão do direito de dirigir, à retenção do veículo e ao recolhimento do documento de habilitação.

Fonte: Blog Olhar Digital.