0
1007

O Governador Ibaneis Rocha afirma que uso de máscaras pela população do Distrito Federal será obrigatório nas ruas do DF.

 

Governador Ibaneis Rocha  diz que vai obrigar uso de máscara para a população. O uso se dará pelos cuidados a saúde evitando contágios por COVID-19.

Decreto será publicado no Diário Oficial. Em entrevista à TV Globo, governador também disse que comércio vai reabrir a partir de 4 de maio, mas com algumas exceções.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta sexta-feira (17), que vai tornar obrigatório o uso de máscaras faciais nas ruas do Distrito Federal, por conta da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à TV Globo, o chefe do Executivo disse que vai publicar um decreto com as regas.

“Nós vamos baixar um decreto obrigando o uso de máscaras no Distrito Federal pra toda a população na rua e aí também nos shoppings.”

Ibaneis também disse que a maior parte do comércio será reaberto a partir do dia 4 de maio. O prazo já estava previsto no último decreto, que suspendeu essas atividades. No entanto, segundo o governador, alguns serviços vão continuar restritos.

“Tem algumas coisas que nós estamos analisando do ponto de vista sanitário e epidemiológico. Então tem algumas atividades que não poderão ser reabertas, mas quem vai me indicar são os técnicos que têm nos auxiliado”, disse.

“Por exemplo, nós temos que analisar com muito cuidado a questão dos restaurantes e bares porque, ali dentro, você não consegue fazer utilização de mascaras. Outra questão que nos causa muita preocupação é a questão das academias. Nós temos ali um contato direto com aparelhos e vem em seguida outro [usuário].”

Mudança de posição

O DF foi a primeira unidade da federação a adotar medidas de isolamento social por conta do coronavírus. Desde o início da crise, o governador Ibaneis pregava cautela e dizia que o pico do contágio pela Covid-19 na capital ocorreria entre o fim de abril e o início de maio.

Questionado sobre o motivo que o levou a determinar a reabertura do comércio nesse momento, o governador afirma que a população do DF contribuiu ao aderir às medidas de isolamento e que o objetivo agora é garantir que o retorno às atividades ocorra de maneira segura.

“A gente fala em uma abertura, mas uma abertura que não coloque a população em risco e desde que isso venha acompanhado de outras medidas de segurança.”

Segundo o governador, os estabelecimentos comerciais deverão fornecer máscaras a funcionários e clientes. Já os shoppings terão que testar os funcionários para a Covid-19, além de usar medidores de temperatura. As praças de alimentação, no entanto, vão permanecer fechadas.

Ainda de acordo com Ibaneis, o GDF vai fazer uma distribuição de máscaras faciais em massa e também pretende adquirir exames rápidos para aumentar o número de pessoas testadas e, até 3 de maio, ter “um controle maior sobre o vírus no Distrito Federal”.

Casos e restrições

Segundo boletim divulgado pelo GDF, até o início da tarde desta sexta-feira, havia 754 casos do novo coronavírus na capital. Vinte pessoas morreram.

Por conta do avanço do contágio do vírus, o governador Ibaneis Rocha decretou uma série de medidas de isolamento para combater o novo coronavírus. As restrições valem até 3 de maio.

Fonte: G1/DF.

 

Artigo anterior
Próximo artigo
Eduardo Magregor
Criado por Eduardo Magregor, jornalista, escritor e desenvolvedor de leis e projetos, o OLHAR DIGITAL é um blog popular voltado para a informação sociocultural. Este veículo de comunicação se destaca por seu compromisso em fazer a diferença. O blog reúne conteúdos precisos e sérios, voltados a informar sobre melhorias e benefícios promovidos pelo nosso governo. Entre seus conteúdos, estão matérias especiais, entrevistas com grandes autoridades e artigos sobre empresas inovadoras. O objetivo é levar ao público uma expressão fiel dos fatos e destacar o impacto positivo na nossa sociedade.