Após cinco anos Brasília recebe o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística

0
154
Campeonato conta com o apoio inédito da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.
Brasília vai receber de 24 de fevereiro a 05 de março, no Iate Clube de Brasília, o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que será promovido pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) e que conta com o apoio inédito da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.
Não é a primeira vez que a Capital Federal recebe o Brasileiro de Patinação Artística, em 2017 o DF sediou o evento e agora, após cinco anos, o Governo do Distrito Federal vai  trazer o campeonato nacional mais importante da temporada de 2023.
Para a presidente da Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação (Febrahpa), Luciana Monteiro, o apoio é fundamentado na importância do esporte para crianças e adolescentes. “Brasília hoje conta com um time de patinadoras de alto rendimento que disputam campeonatos internacionais como sul-americano, Pan-Americano, Copas. Temos medalhistas em todos eles”, disse.
A Secretaria de Esporte e Lazer vai fortalecer a modalidade na Capital do País com projetos voltados para a categoria, e um deles é apoiar os atletas de alto rendimento do DF, por meio do  ‘Programa Compete Brasília’, que incentiva a participação de esportistas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais, com passagens aéreas e terrestres.
A abertura oficial do evento vai acontecer no dia 26 de fevereiro, no Iate Clube de Brasília, a partir das 17h30. O Secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, defende que apoiar o esporte é apoiar qualidade de vida e desenvolvimento social. “O Brasil tem uma grande história dentro dessa modalidade e o DF quer fomentar a patinação artística por meio de programas, dando condições de formar novos atletas e sediando e apoiando competições”, ressalta.
A patinação artística é uma das modalidades esportivas mais antigas da história. A edição de Brasília recebe o Campeonato Brasileiro, o Torneio Nacional e Aspirantes, além da  seletiva para os campeonatos internacionais e vai reunir estilos como o Solo Dance, Style Dance, Livre, Figuras, Duplas, Quartetos e grupos de show.
Atletas do DF
Na oportunidade, disputarão clubes de todo o Brasil, inclusive do Distrito Federal, como o Impulse Patinação Artística e o Iate Clube de Brasília. A patinadora Clara Barbosa, de 19 anos, vice-campeã Sul Americana Juvenil 2019, atleta do DF de alto rendimento, fala da sua expectativa em participar do campeonato aqui na sua cidade.
“A expectativa de receber um campeonato tão importante em nossa cidade é bastante grande, ficamos cinco anos na expectativa. Agora é hora de mostrar o resultado daquilo que temos treinado dia após dia, entre estudos, competições locais e internacionais. Vamos mostrar para todos que arte e esporte caminham juntos”, ressalta Clara, que é irmã da atleta Mell Barbosa (16), Medalha de Bronze na Artistic World Cup Juvenil 2022, ambas do Iate Clube Brasília.
Ascom SEL/DF
Créditos: ASCOM/SEL