Brasil e China analisam trabalho conjunto contra a Covid-19

0
298
O debate se deu durante a reunião da Subcomissão de C&T da COSBAN.

A cooperação científica, tecnológica e inovadora entre Brasil e China foi o tema da reunião da Subcomissão de C&T da VI COSBAN, Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, realizada de forma virtual nesta semana (9). O evento contou com a participação de pesquisadores e diversas autoridades, entre eles o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, e o ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wang Zhigang.

O enfrentamento à Covid-19 e o desenvolvimento de tecnologias para o combate ao coronavírus tiveram destaque especial durante o debate. O ministro Marcos Pontes ressaltou, e agradeceu, a cooperação da China com o Brasil na luta contra o vírus. “A pandemia nos mostrou como é importante a união de nossos países nesse momento tão difícil. A única maneira que temos de vencer o vírus é utilizando a ciência, e a união de forças facilita esse processo, e nos garante melhores resultados em conjunto.

É muito importante esse trabalho de compartilhar dados e informações. E destaco, ainda, que ciência, tecnologia e inovação serão essenciais na recuperação econômica de nossos países durante e após a pandemia”, afirmou Pontes.

O Wang Zhenyu, vice-diretor geral de cooperação da Academia Chinesa de Ciências, falou sobre as ações conjuntas com o Brasil. “A Academia Brasileira de Ciências tem sido um parceiro muito importante nessa luta contra a Covid-19. Houve, inclusive, um seminário conjunto que contou com a participação de mais de 30 pesquisadores, que debateram e trocaram informações quanto as pesquisas em desenvolvimento. Além disso, desde 2018, nossas academias têm cooperado em diferentes áreas de estudo, como ciências agrárias e ciências espaciais”.

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, salientou o empenho do ministério no enfrentamento ao coronavírus. “Desde a declaração oficial da pandemia, nós reunimos especialistas para debater uma estratégia de combate à Covid-19 com o uso da ciência. Com a RedeVírus MCT e seus mais de 400 cientistas, temos trabalhado fortemente no sequenciamento do vírus em diferentes regiões do país. Além disso, o MCTI tem apoiado maciçamente o desenvolvimento de testes diagnósticos, de equipamentos de proteção, o reposicionamento de fármacos e o apoio à produção de vacinas nacionais contra a Covid”, concluiu Morales.

COSBAN

Instituída em 2004, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) é o principal mecanismo de coordenação da relação bilateral entre o Brasil e a China. A Subcomissão de C&T é a responsável por coordenar os trabalhos conjuntos entre os dois países com foco na ciência, tecnologia e inovação.

Fonte: MCIT.
Foto: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI).