CLDF : Instituições ligadas à fiscalização e educação no trânsito participam de audiência sobre Maio Amarelo

0
302
*De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no mês de abril foram registradas oito mortes no trânsito do DF, esse é o menor número contabilizado em 2021.
No trânsito, a cor amarela mostra ao condutor que ele deve ter mais atenção na direção, por isso, ela foi escolhida para representar o mês de conscientização e educação no trânsito e formar a campanha Maio Amarelo.
A fim de debater sobre esta ação, o deputado Valdelino Barcelos (PP), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU), convocou, nesta quinta-feira (20), representantes de órgãos e entidades ligadas à fiscalização e educação no trânsito para uma audiência pública remota, transmitida ao vivo pela TV Web CLDF e pelo Portal e-Democracia. 

Segundo o parlamentar, “o objetivo desta audiência pública remota é debater sobre a prevenção e educação no trânsito do Distrito Federal. Conscientizar e mobilizar a sociedade para dar apoio ao movimento”, afirmou o progressista.

Na ocasião, o major da Polícia Militar do DF, Keldison Almeida, falou sobre a atuação da PM nas vias públicas. “A prevenção e educação do trânsito auxilia também na redução dos crimes de uma forma geral e isso tem dado bom retorno para o DF”, mencionou o militar. O major ainda destacou a seriedade do trabalho da Polícia Militar e dos órgãos competentes não só na fiscalização, mas também na prevenção de acidentes como um todo.

A campanha 

Tendo sua primeira edição realizada em 2014, o Maio Amarelo é uma ação de conscientização sobre a segurança viária, objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal do DF, Jetson Silva, salientou, na reunião, a relevância do trabalho da PRF dentro e fora da campanha. “O Maio Amarelo para a gente [da PRF] é muito especial e, ainda que a nossa instituição viva sempre ali com a luz amarela e com atenção ligada para as questões de segurança no trânsito, o Maio Amarelo é o momento em que podemos aprofundar as discussões em relação à diminuição de mortes no trânsito”, revelou Jetson. De acordo com o inspetor, a empatia e o respeito às normas em prol do outro é o caminho para uma sociedade melhor.

Redução de acidentes 

Segundo pesquisas feitas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o mês de abril deste ano registrou uma queda de 33,3% no número de mortes em acidentes, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Para a coordenadora de prevenção de acidentes da PRF, Sirlei Kuiava, os números são expressivos e deve-se ao trabalho em conjunto com os demais órgãos e com a sociedade, pois “não há como mudarmos radicalmente este quadro que nós temos hoje de violência no trânsito, se não tivermos um envolvimento multissetorial tanto de órgãos governamentais, do terceiro setor, quanto da sociedade neste processo de mudança comportamental”, afirmou Kuiava.

Os integrantes do debate foram unânimes ao defender que a educação no trânsito é a melhor solução e o melhor método para o combate à imprudência e infrações nas vias e rodovias. Essa educação, segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), é um dos pilares para se atingir o objetivo da campanha.

Fonte : Warley Júnior – Agência CLDF.