COLUNA – DANI SALOMÃO | “A base da violência é estar sofrendo e não saber como dizer STOP

0
598

Por: Dani Salomão.

A violência tem sido o maior problema enfrentado nas grandes capitais em nosso país (Brasil), ninguém aguenta mais este quadro crítico do qual chegamos.

A divisão sexual do trabalho revela uma desigualdade violenta para o cotidiano das mulheres. Diante de inúmeros casos em desfavor  a mulher  é preciso lembrar que as violências começam muitas vezes na divisão injusta do trabalho doméstico.

A sobrecarga de trabalhos domésticos e de cuidados, vivenciadas cotidianamente pelas mulheres, ficou ainda mais pesada no contexto da pandemia e das medidas de isolamento social, provocadas pela Covid-19. O confinamento de familiares, as escolas fechadas, o cuidado com os doentes acendem o alerta não apenas para o aumento da sobrecarga física e violência doméstica, mas também para o adoecimento mental das mulheres, tendo em vista elas estarem exaustas com a realização simultânea de atividades em casa e bastante preocupadas com o futuro, sobretudo em relação a questão financeira.

Art by: Coluna Dani Salomão & Blog Olhar Digital. Imagem meramente ilustrada. Campanha contra o ESTUPRO. 

A situação econômica da vítima não pode ser motivo para considerar a agressão sofrida menos nociva ou irrelevante, porque a reposição do patrimônio lesado poderá facilmente ocorrer. Também não pode se questionar se uma pessoa é detentora de um patrimônio resultante do trabalho próprio ou se é advindo de bens de família, para estabelecer o grau de abusividade do ato praticado, senão estaríamos justificando qualquer agressão contra o patrimônio.

Ser rico não é crime. Roubar, furtar, matar, ofender, violar, cercear liberdade de outrem, usar de má fé para em proveito próprio, e inúmeras outras condutas tipificadas no Código Penal, sim são consideradas crime.

É necessário considerar a agressão que o cidadão é alvo, seja nos grandes centros urbanos, na periferia daqueles, nas cidades médias ou pequenas, tornando-os reféns da violência, da marginalidade, causando sérios danos emocionais à pessoa e não raro, traumas em famílias inteiras.

Para quem sofre uma agressão física, a dor é a mesma, independente de situação econômica ou posição social, o dano ao patrimônio, para a vítima tem o mesmo impacto, quer seja um imóvel classe A, ou uma casa mais simples de um cidadão, que cumpre seus compromissos, ou pelo menos tenta faze-lo lutando de forma muitas vezes heróica para o sustento básico de sua família. Ambas sentem-se fragilizados e vulneráveis.

A realidade dura é que estamos cada vez mais cerceados em nossa liberdade de ir e vir, vivendo gradeados.

“A base da violência é estar sofrendo e não saber como dizer STOP. By Dani Salomão. ” Verdades com opinião “.

Por: Blog Olhar Digital/Mulheres em alerta.