Detran – DF : Agentes do COPOL OESTE evitam suicídio de mulher

0
398
A pandemia de Covid-19 trouxe, ainda, fatores de risco adicionais à saúde mental, sendo que a melhor avaliação de impactos específicos no risco de suicídio só será percebida ao longo dos próximos meses e anos com mais estudos.

Mas o contexto pandêmico deve ser incluído nas avaliações de saúde mental da população e das possibilidades de acesso a recursos de tratamento e intervenções.

Em caso ocorrido, uma equipe da COPOL OESTE, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF, impediu na noite desta segunda-feira (19), uma tentativa de suicídio, na Avenida Governador Joaquim Roriz, na cidade de Samambaia-DF.

Os agentes estavam realizando patrulhamento na cidade quando foram informados por populares que uma senhora estava tentando cometer suicídio se jogando na frente dos veículos causando perigo eminente de grave acidente na via.

Ao visualizarem a senhora, uma agente prontamente desceu e começou a estabelecer contato com a mulher enquanto o parceiro prontamente acionou o Centro de Operações (Ciob), repassando a situação e solicitando o apoio do Corpo de Bombeiros.

Enquanto aguardavam a guarnição do CBMDF, a equipe conversou e conteve a senhora, na tentativa de acalmá-la, além de posicionar a viatura para evitar que veículos transitassem próximo ao local de contenção da transeunte, evitando assim maior perigo a ela e outros pedestres e condutores que passavam pelo local.

Após quase 50 minutos de conversa, a senhora foi acalmada pelos agentes do DETRAN, momento em que aceitou ser conduzida pelos Bombeiros ao hospital para avaliação e cuidados médicos específicos.

” A depressão é um transtorno comum no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem dessa enfermidade “. 

Orientação aos casos:

De acordo com a RTD de Psiquiatria, existem cartilhas da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltadas a perfis específicos de profissionais. Também há bastante material produzido por outras instituições e autores, e há ampla literatura científica especializada. O Manual busca trazer as informações fundamentadas de forma objetiva e adequada à realidade dos serviços de saúde do DF.

Acesse a cartilha.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]

No Distrito Federal, existem vários canais de apoio psicológico, como as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), que também pode ser acessado pelo telefone 188, o CVV oferece apoio de graça, 24 horas por dia.

Fonte: Detran-DF/Ascom.