Detran – DF faz redução de 25% de custos em seus contratos. Economia positiva que chega a 700 milhões

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O Diretor – Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal Zélio Maia participou hoje (14), de entrevista a rádio CBN – Brasília 95,3 FM. Entrevistado por Carolina Martins, muitas dúvidas foram tiradas pelo Diretor.

O Detran hoje possui 0,02% de taxa de reclamações de seus serviços prestados, o colocando dentro de uma margem segura em todos os serviços disponíveis a população.

Todas as reclamações são recebidas e vistas atentamente para que o órgão apure os fatos apresentados. Com isso buscamos todas as soluções que por ventura hoje, vão além das expectativas de retorno em um bom atendimento, fazendo aqui um comparativo passado, tirando como margem a evolução em que a autarquia tem sofrido em nossa gestão junto ao Governo do Distrito Federal.

” O Departamento de Trânsito do Distrito Federal trabalha para humanizar cada dia mais todas as prestações de serviços a população ” . Diz Zélio Maia.

O detran hoje conseguiu reconduzir os seus contratos chegando a reduzir os gastos em até 25%. Essa redução economia de gastos já alcança 700 Milhões positivos, em um não gastos excessivo em novos contratos. Antes um contrato que era de R$ 880 mil,  o reduzimos para R$620 mil.

HOJE JÁ ESTA VALENDO : Credenciamento de empresas interessadas em oferecer o serviço de inspeção veicular.

Zélio Maia, o credenciamento foi a alternativa mais viável para ampliar as opções de atendimento, trazendo mais agilidade e maior comodidade para a população.

“ Uma das minhas metas para o Detran sempre foi zerar as filas no atendimento. E, em continuidade a esse projeto, vamos descentralizar a vistoria de veículos e trazer maior facilidade para o usuário, segurança para todos e o melhor, sem custo adicional ”, afirmou o diretor em outra ocasião.

Hoje as empresas interessadas já podem se deslocar até o Departamento de Trânsito do Distrito Federal para se habilitarem. O prazo para essas empresas estarem oficialmente habilitadas é de 10 dias úteis.

As empresas deverão oferecer, no mínimo, sete boxes para vistoria: seis boxes normais, destes sendo um adaptado para atendimento de pessoas com necessidades especiais, e um para veículos de grande porte. Os vistoriadores deverão apresentar certificados em cursos de capacitação e certidão negativa de antecedentes criminais.

A vistoria é um procedimento obrigatório para a realização da transferência de propriedade do veículo, de mudança entre unidades da Federação e de serviços como alteração de característica, inclusão de gravame, entre outros.

Segurança

Para maior segurança e comprovação da vistoria realizada, as empresas deverão fotografar e filmar os procedimentos. Os laudos serão enviados para o Detran de forma totalmente eletrônica.

Os arquivos serão armazenados por cinco anos e a guarda dos dados deverá cumprir todas as normas nacionais e internacionais, como armazenamento em sala cofre, criptografia, biometria para acesso, entre outros.

Criação de empregos

Com o credenciamento de empresas, a expectativa é que sejam criadas algo em torno de 300 empregos diretos, o que por sua vez irá fomentar a economia local. “Em tempos de pandemia, promover a ampliação do mercado de trabalho traz esperança para a população”, acredita o diretor-geral.

Sobre a diferença dos aplicativos : CDT- Carteira Digital & Detran-Digital.

CDT- CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO (CNH DIGITAL).

O aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito em um só lugar, a CNH Digital e o CRLV Digital. Ambos documentos tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Bastar baixar o CDT e fazer o cadastro para cada um dos documentos de trânsito. Os condutores que já possuem a CNH impressa com QR Code e certificado digital podem solicitar o novo documento diretamente no portal de serviços do Denatran. https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/

Detran – Digital : 

O Detran Digital é um conjunto de inovações tecnológicas que tem como objetivo facilitar o acesso aos nossos serviços pela Internet, com o novo Portal de Serviços.

É importante destacar que as plataformas possuem serviços de livre acesso, como os agendamentos, por exemplo. Mas para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, é necessário fazer a prova de vida pelo celular.

Ao baixar o aplicativo no celular e realizar a prova de vida, que nada mais é que tirar fotos do seu rosto, é enviado e-mail em até 48h com a confirmação do procedimento.

Portal de Serviços

Para acessar o Portal de Serviços, clique no link a seguir (https://portal.detran.df.gov.br/) ou no banner Detran Digital, na parte superior da página inicial do site www.detran.df.gov.br, conforme a imagem abaixo.

Sobre : Fiscalização por meio de pardais.

Empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda venceu o Pregão Eletrônico nº 05/2021 e vai instalar equipamentos em 148 locais indicados pelo Detran nas vias urbanas do DF.

A partir da assinatura do contrato, datada de 1º de setembro de 2021, a empresa tem 180 dias para concluir a instalação total dos equipamentos nos 148 locais definidos pela autarquia, perfazendo um total de 326 faixas monitoradas. Vale destacar que 40% dos equipamentos devem ser instalados em até 90 dias. À medida que a empresa for instalando os equipamentos, eles são aferidos e entram imediatamente em operação. Desta forma, a fiscalização por meio de pardais será retomada de forma gradual e constante nas vias do DF.

Fonte: Blog Olhar Digital.