Governo Federal não está devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito

0
546
Sistema eletrônico de transferências bancárias é gratuito para pessoas físicas. Cartões de crédito são geridos por bancos e bandeiras.

É Falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto “Programa Resgate Social 2023”. O conteúdo simula uma notícia em um site conhecido.

Além do decreto e o tal programa sequer existirem, o Pix é gratuito para pessoas físicas. O sistema é mantido pelo Banco Central do Brasil.

Outro ponto equivocado nessa fake news é o fato de que cartões de créditos são geridos por bancos e as chamadas “bandeiras”. Os bancos são emissores dos cartões e são quem concedem de fato o crédito para os usuários. As bandeiras são as empresas que servem de intermediadoras entre os bancos e as pessoas que vão receber o dinheiro envolvido em cada pagamento no cartão de crédito. São as bandeiras que organizam as transações, os parcelamentos e garantem o pagamento de cada compra.

O papel do governo nos cartões de crédito se limita a regulação e fiscalização – como em qualquer atividade econômica ou financeira. Por isso, não tem como o governo retornar valores envolvendo esta modalidade de transação.

Atenção! Muitas fake news servem de isca para golpistas terem acesso a dados pessoais. Evite fornecer dados bancários e financeiros para sites e aplicativos que não sejam os oficiais do seu banco ou de qualquer outra instituição pública ou privada.

Fonte: Governo Federal.