Ministro substituto destaca ações do MCTI no combate à pandemia em encontro ibero-americano

0
294
Marcelo Morales participou nesta semana, por vídeo conferência, do IX Encontro da Associação Ibero-americana de Academias de Farmácia, em Lima, no Peru.

As ações adotadas pelo Brasil no enfrentamento à pandemia da Covid-19 foram tema de uma conferência do ministro substituto da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales,  durante participação virtual no IX Encontro da Associação Ibero-americana de Academias de Farmácia (AIAF), realizado em Lima, no Peru.

Em sua apresentação, Marcelo Morales destacou que desde fevereiro de 2020 o MCTI promoveu uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação no combate à Covid-19. *“Antes mesmo da OMS declarar o estado de pandemia o MCTI reuniu uma série especialistas em virologia de todo o país e criou a RedeVírus MCTI.

Os pesquisadores nos orientaram nas principais estratégias e prioridades no combate a Covid-19 como o desenvolvimento de vacinas nacionais, o reposicionamento de fármacos, diagnósticos, sequenciamento em larga escala do vírus circulante no país, biobanco e impactos sociais e econômicos da pandemia”, enumerou.

O ministro substituto destacou também que há atualmente o desenvolvimento simultâneo de 15 estudos diferentes de imunizantes contra a Covid-19 com financiamento do governo brasileiro.

“Dentro dessa estratégia, quatro projetos já foram pré-selecionados em chamada pública, lançada pelo MCTI, para a realização de ensaios clínicos das fases I e II: os projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Senai/Cimatec (Bahia), UFRJ e USP Ribeirão Preto, que já contam com protocolo submetido à Anvisa para realização de ensaios clínicos em humanos”, ressaltou.

O IX Encontro da Associação Ibero-americana de Academias de Farmácia teve como tema principal a Covid-19 e contou com a participação de autoridades e especialistas de diversos países ibero-americanos. De 13 a 15 de outubro, uma série conferências e de mesas redondas abordou temas como alternativas terapêuticas à Covid-19, impactos sociais da pandemia e o uso atual e futuro das vacinas contra a doença.

Fonte: MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação).