Os Orixás são Deuses dentro da cultura religiosa tradicional Africana. Orixá não é Santo ! Quem é Orixá ?

0
1286
Artigo por : Alessandro de Ésú laalú.
A palavra ORIXÁ significa Guardião do ORI (cabeça), seguindo essa lógica de que ÉSÚ, OSSUN, OGUM e etc são Deuses, eles só são considerados ORIXÁS apartir do momento que estão na cabeça de uma pessoa, situação que ocorre apartir de uma ritualística muita conhecida como INICIAÇÃO, FEITURA DE “SANTO” e afins.

A pessoa que passa pela ritualística de uma iniciação terá seu eledá aberto para implantação da energia do Deus ao qual ela está designada a ser iniciada, a partir desse momento a pessoa tem a energia do Deus em sua cabeça e torna-se responsável em representar esse Deus aqui na terra dentro de sua comunidade, e assim nasce o ORIXÁ.

A cultura dos Deuses Africanos chegaram no Brasil através dos povos escravizados vindos da Africa.

Naquele tempo a cultura religiosa dos povos africanos eram rejeitadas aqui no Brasil e os mesmos eram proibidos de exercer suas práticas religiosas, para poderem cultuar seus Deuses faziam semelhança dos seus Deuses aos Santos do catolicismo, assim nasceu o sincretismo entre os Santos católicos e os Deuses Africanos.

Seguindo esses fatos podemos concluir que os Deuses Africanos não são Santos do catolicismo, ambos tem suas funções sagradas e suas formas de serem cultuados.

Os tempos de escravidão já se passaram, temos hoje a liberdade de cultuar livremente ambos em suas raizes de culto.

Nada tem haver as formas e práticas de culto dos Deuses Africanos com as formas e práticas de culto de Santos do catolicismo.

Siga a página abaixo e fique por dentro da religiosidade.

https://www.instagram.comp/p/CiT6Xo_sVo9/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==

Fonte : Cultuando.Esu