Presidente do DER-DF explica como é definida a velocidade das vias

0
140

O esquema de velocidade das rodovias de Brasília foi explicado pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, em entrevista, na manhã desta quinta-feira (4).

O gestor destacou o motivo pelo qual não houve redução do limite máximo de circulação no Eixão nem aumento dele na principal pista do Lago Norte. Segundo ele, a velocidade média no Eixão, por exemplo, é de 63 quilômetros por hora, apesar de o máximo permitido ser 80km/h.

“Nossa tarefa é difícil, porque tem de conciliar fluidez de trânsito com segurança viária. O carro tem de andar de forma segura e não causar problema para pedestre, ciclista e ônibus. Temos de harmonizar. Se eu abaixo, lá no Eixão, para menos de 80km/h, a velocidade média, que era 63km/h, cairia para 40km/h”, disse o presidente.

Outro ponto destacado foi a principal via do Lago Norte, que tem velocidade máxima de 60 km/h. Nacfur ressaltou que o trecho passou por avaliação para ter o limite aumentado para 80km/h. Mesmo assim, a velocidade atual foi mantida pelo DER-DF.

O presidente enfatizou que não seria possível manter uma rodovia a 80km/h em um lugar com tanto movimento de veículos e pessoas. “Estamos fazendo estudos, e pode ser que cheguemos à conclusão de que tenhamos de baixar a velocidade”, acrescentou ele.

A velocidade das vias é definida por meio de um projeto de educação, fiscalização e engenharia, segundo Fauzi. Ele ainda citou a Via Estrutural como exemplo de pista, que pode atender aos 80km/h com tranquilidade. “A Estrutural é via de ligação, com pouquíssimos acessos de entrada ou saída”.

Fonte: DER.