Presidente Jair Bolsonaro critica quedas da Bolsa e diz que mercado está “irritadinho”

0
439

Bolsonaro critica quedas da Bolsa e diz que mercado está “irritadinho”

Essa não é a 1ª vez que o presidente faz declarações contra o mercado. Em agosto, pediu “patriotismo” em meio a debates sobre teto de gastos.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quinta-feira (11/2) as três quedas consecutivas da bolsa de valores brasileira e reclamou que o mercado está “irritadinho”.

Em meio a incertezas sobre a recuperação econômica pós-pandemia, alta do preço dos combustíveis e a volta do auxílio emergencial e de onde virão os recursos para bancar o benefício, o mercado financeiro enxerga o cenário com desconfiança, já que não se sabe como as contas públicas serão afetadas.

PUBLICIDADE

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que o preço do combustível, por exemplo, abaixará se o dólar cair e que isso depende das reações do mercado. O chefe do Executivo ressaltou que a “qualquer boato da imprensa” o mercado fica “irritadinho” e o dólar sobe.

“Nós queremos tratar da diminuição dos impostos num clima de tranquilidade e não num clima conflituoso no Brasil. E o pessoal do mercado, qualquer coisa que se fala aqui, vocês ficam aí irritadinhos na ponta da linha, né. Sobe dólar, cai a bolsa. Pessoal, se o Brasil aí não tiver um rumo, todo mundo vai perder. Vocês também, pô. Então vamos deixar de ser irritadinho que não vai levar a lugar nenhum. A gente tá buscando soluções”, declarou o presidente.

Bovespa fecha em alta nesta 5ª

Nesta quinta, a B3 fechou em alta após o Ibovespa a quebrar uma série de três pregões de baixa. A alta foi puxada após a Câmara aprovar o projeto de lei, na noite dessa quarta (10/2), que trata da autonomia do Banco Central, além do anúncio do presidente Jair Bolsonaro, que confirmou que o auxílio emergencial deve voltar em março, por mais três ou quatro meses. O Ibovespa avançou 0,73%, a 119.299 pontos. No dia anterior, a bolsa fechou em queda de 0,87%, a 118.435 pontos. Na semana, o Ibovespa acumula queda de 0,78%. Na parcial do mês, tem alta de 3,68%. No ano, sobe 0,24%.

Bolsonaro pede “patriotismo”

Na ocasião, ele ainda insinuou que informações a respeito estariam sendo vazadas por pessoas com interesses. “O mercado tem que dar um tempinho também. Um pouquinho de patriotismo não faz mal a eles”, disse o presidente.

Fonte: Metrópoles.