domingo, abril 28, 2024
Início Notícias Miriam Ketlhem RBD | Brasil 2023 : Saiba tudo neste exato momento

RBD | Brasil 2023 : Saiba tudo neste exato momento

0
1142
Por :  Miriam ketlhem.

O RBD foi, é e sempre vai ser um fenômeno que conquistou o mundo, principalmente a geração que cresceu nos anos 2000.

Em quatro anos, a banda gravou cerca de 9 CDs em estúdio (sendo três deles em português) e fez muitas turnês. Cada disco do RBD tem um conceito por trás e podemos dizer que cada um deles foi feito pensando em inúmeras trajetórias de vidas.

Podemos afirmar que cada momento RBD tem muito sentido e bate demais com as fases da vida de muitas pessoas.

Conheça a história da banda mexicana “RBD”.

Surgido em 2004, dentro da telenovela mexicana Rebelde, produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 04 de outubro de 2004 à 02 de junho de 2006, o grupo seguiu com a carreira musical após o final da trama. Na novela, a banda era inicialmente um quarteto, assim como na versão argentina da trama, formado pelas personagens Celina Ferreira (Estefania Villareal), Roberta Pardo (Dulce María), Miguel Arango (Alfonso Herrera) e Diego Bustamante (Christopher Uckermann). Com o desenvolvimento da novela, os personagens Lupita Fernandéz (Maite Perroni), Mia Colucci (Anahí) e Giovanni Mendes (Christian Chavez), passaram a integrar o grupo, ocasionando a saída da personagem Celina, ainda na primeira temporada.

A maior parte dos temas musicas da novela era cantada pelo próprio grupo, dentre os quais, destacam-se: “Rebelde”, “Solo Quédate En Silencio”, “Sálvame”, “Nuestro Amor”, “Aun Hay Algo”, “Trás de Mi”, “Mexico, Mexico”, “No Pares” e “Este Corazon” que, ao longo de três temporadas e 440 capítulos, foram usados como tema de abertura da trama. Além destas, outras canções do grupo integraram a trilha sonora da novela, como, por exemplo, “Un Poco de Tu Amor”, “Fuego”, “Futuro ex-novio”, “Qué Hay Detrás” e “Qué fue del Amor”. Com a repercussão obtida pela novela no México, o SBT comprou os direitos autorais desta para que fosse exibida no Brasil. A novela estreou no Brasil em15 de agosto de 2005 e foi exibida até 29 de dezembro de 2006.  Entre 2013 e 2015, o SBT reprisa a novela, que vem pontuando ótimos pontos no Ibope.

2004-2005: REBELDE, TOUR GENERACION E NUESTRO AMOR.

O RBD lançou o primeiro single, “Rebelde”, em outubro de 2004. No mês seguinte, foi lançado no México o primeiro disco do grupo, Rebelde, e em janeiro de 2005 nos demais países do mundo. No Brasil,  o disco só foi lançado em novembro do ano seguinte junto com a versão em português do álbum, Rebelde Edição Brasil. No México, o álbum recebeu um disco de diamante e outro de ouro pelas mais de quinhentas e cinquenta mil cópias vendidas, além ter ficado em primeiro lugar na lista dos discos mais vendidos do país por cinquenta e sete semanas. No Chile e nos Estados Unidos, o álbum recebeu as certificações de disco de platina e platina quádruplo, respectivamente.

Em janeiro de 2005, o grupo deu inicio a primeira turnê, intitulada Tour Generación RBD. Além do México, a turnê passou por diversos países da América Latina, o primeiro show internacional foi na Colômbia, em Medellín, para 30 mil pessoas e o segundo em Cali, para 50 mil pessoas. Em julho, a banda lançou seu primeiro CD/DVD ao vivo, intitulado Tour Generación RBD En Vivo, gravado no Palácio de Los Deportes, na Cidade do México para mais de 40 mil pessoas. O DVD vendeu 250 mil cópias no Mexico, 100 mil nos Estados Unidos e 50 mil na Espanha. No Brasil, o DVD foi o terceiro mais vendido do ano seguinte.

Em agosto, a telenovela Rebelde passou a ser exibida no Brasil pelo SBT. A repercussão foi imediata e as canções da novela ganharam versões em português, cantadas pelos próprios. As canções, à exceção de Otro Dia que Vá, Futuro ex-novio, Fuego e Santa no Soy, ganharam versões em português. As duas versões do CD Rebelde venderam, juntas, 500 mil cópias em um mês, recebendo a certificação de disco de diamante no Brasil e ficaram entre os 20 álbuns mais vendidos de 2005. Simultaneamente, a novela era exibida Estados Unidos pelo canal latino Univision e o CD Rebelde chegou ao mercado norte-americano, conseguindo o segundo lugar da parada dos discos latinos.

O álbum Nuestro Amor, segundo disco de estúdio do grupo, que incluí doze canções inéditas, foi lançado em outubro de 2005 no México. Este álbum marcou novos recordes de vendas no país: no primeiro dia foram vendidos 127 mil cópias e recebeu um disco de diamante. Nos Estados Unidos, o disco chegou a primeira posição na parada da Latin Pop Albuns, recenbendo um disco de platina pelas 100 mil cópias vendidas e no Brasil, o álbum ficou entre os 20 mais vendidos de 2006. Foram indicados ao Grammy Latino 2006 como “Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla” e cantaram a música “Trás de Mi” na cerimônia.

Assim como o álbum anterior, este também ganhou uma versão em português, Nosso Amor Rebelde, que também ficou entre os mais vendidos de 2006 no Brasil. As canções, à exceção de Me Voy Así soy yo, ganharam versões em português, assim como o primeiro álbum do grupo, Rebelde.

2006-2007: LIVE IN HOLLYWOOD, CELESTIAL E REBELS.

Em março de 2006, dão inicio a segunda fase da Tour Generacion, iniciando nos Estados Unidos, no Los Angeles Memorial Coliseum para 68 mil pessoas. Em 2006 foram vendidos 694.655 ingressos, de acordo com o “North American Shows worth” um valor total de $23.600.000, alcançando a vender mundialmente 749.485 ingressos, chegando a ocupar o décimo quarto lugar dos shows mais vendidos mundialmente em 2006.  Em abril, foi lançado Live in Hollywood, CD e DVD ao vivo gravado em janeiro do mesmo ano no Teatro Pantages, em Los Angeles. O DVD foi o mais vendido no Brasil em 2006, segundo a ABPD. O disco traz versões acústicas das canções do álbum Nuestro Amor e o single “No Pares“, cantado por Dulce María. Conquistou o sexto lugar da parada de discos latinos nos Estados Unidos e o DVD chegou aos mais vendidos em diversos países.

Em junho de 2006, após três temporadas, a novela Rebelde chegou ao fim no México, o que culminou em uma maior dedicação do grupo à música. Em setembro de 2006, voltaram ao Brasil com a Tour Generacion (Tour Brasil 2006 no Brasil), considerada até hoje a maior turnê de um artista internacional já realizada no Brasil. Com essa turnê o RBD se apresentou em doze cidades e realizou treze shows,  tendo gravado em São Paulo o videoclipe do single “Ser O Parecer” e no Rio de Janeiro, o DVD Live In Rio, no estádio do Maracanã para 50 mil pessoas.

Em novembro de 2006, o RBD lançou seu terceiro álbum de estúdio: Celestial e a edição em português. O disco é considerado o mais bem sucedido da carreira do grupo nos Estados Unidos: debutou em décimo quinto lugar na parada dos discos mais vendidos da Billboard, com vendas superiores a 137.000 cópias. Duas semanas depois, foi lançado o CD Rebels, primeiro disco em língua inglesa do grupo e que vendeu 900 mil cópias mundialmente, sendo 225 mil só nos Estados Unidos. Contendo apenas um single, “Tu Amor“, que foi escrita pela estadunidense Diane Warren, ganhadora de um Grammy em 1996 e versões de músicas dos discos anteriores do grupo. O disco foi lançado no Japão sob o título We Are RBD. Dois anos são suficiente para que o RBD se tornasse no maior fenômeno pop da historia do México. Um milhão de cópias vendidas a nivel mundial e uma turnê com mais de 70 shows com todos os ingressos vendidos.

2007-2008EMPEZAR DESDE CERO E RBD: LA FAMÍLIA.

No inicio de 2007, o RBD começou a gravar a série RBD: La família, seriado que mostra o cotidiano do grupo, mesclando ficção e realidade. A série, que inicialmente teria vinte e quatro episódios, foi ao ar pela primeira vez em 14 de março de 2007 e foi exibido pela rede de televisão Sky, em um total de 13 capítulos. Em 02 de fevereiro, foi lançado o DVD Live In Rio, gravado no ano anterior durante a passagem do grupo pelo Brasil. Segundo a ABPD, o DVD foi o décimo quarto mais vendido de 2007 no Brasil.O DVD, também, foi exibido pelo SBT após a exibição diária da novela Rebelde.

Em 02 de março, Christian Chávez assumiu ser homossexual após fotos dele se casando com outro homem no Canadá surgirem na Internet. Em uma carta, divulgada pelo site oficial do grupo, ele pediu compreensão aos fãs.

Em abril de 2007, o RBD deu início aos shows da turnê Celestial world tour, que serviu para divulgar as faixas dos álbuns Celestial & Rebels. esteve em países como México, Brasil, Equador, Romênia,Espanha, Estados Unidos, entre outros. Durante a passagem pelo Brasil, ainda em abril, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva convidou o grupo para ir a sua casa, onde participaram de um churrasco e jogaram futebol com o ex-presidente. Em junho, o grupo realizou oito apresentações na Espanha, sendo uma delas em Madri, onde foi gravado o DVD Hecho en españa no Estádio Vicente Calderón para 40 mil pessoas, vendendo 100 mil cópias no México e na Espanha. No Brasil o DVD foi o décimo primeiro mais vendido de 2007. O RBD foi convidado pelo empresário Donald Trump para se apresentar no maior concurso de beleza do mundo, o Miss Universo. No evento, ocorrido no Auditório Nacional da Cidade do México, em 28 de maio, o RBD se apresentou para mais de 50 paises. No concurso, o grupo realizou um medley com as canções “Wanna Play“, “Cariño Mio” e “Money, Money“, canções do disco Rebels. Em 19 de julho de 2007, RBD apresentou seu novo single, “Bésame sin miedo”, nos Prêmios Juventud 2007, no qual ganhou sete prêmios, incluindo “Voz do Momento” e “Concerto Favorito”.

No segundo semestre do mesmo ano, a banda lançou o quarto disco gravado em espanhol, o Empezar desde cero, que foi certificado com disco de ouro, apenas uma semana após seu lançamento. O disco vendeu mais de 400 mil cópias apenas no México, recebendo o certificado de platina quádruplo. No Brasil e na Espanha, o álbum recebeu um disco de ouro. A canção “Inalcanzable” primeiro single do disco, e “Empezar desde cero” debutaram, respectivamente, em segundo e em décimo sétimo lugares na Billboard Latin Charts. O álbum foi indicado ao Grammy Latino 2008 na categoria “Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla”.

2008-2009: GIRA DEL ADIOS E PARA OLVIDARTE DE MÍ.

Em fevereiro de 2008, O RBD deu início a Empezar desde cero world tour nos Estados Unidos, onde ficaram por mais de 3 meses realizando diversos shows em várias cidades. A turnê ainda passou pela República Dominicana, Porto Rico, Espanha, Brasil, Paraguai, Chile,Romênia,Venezuela, entre outros.

Ainda no início de 2008 é anunciado que Maite Perroni, uma das vocalistas do grupo, protagonizaria “Cuidado con el angel” novela que estreou em maio do mesmo ano. Maite interpretou Marichuy, a protagonista principal. Devido as gravações da novela, Maite faltou em alguns shows do grupo.

Em 15 de agosto de 2008, com cinco álbuns lançados, quatro álbuns de vídeo gravados e 23 singles, o RBD anunciou o fim do grupo, através de um comunicado publicado no site oficial da banda. A cantora Anahí organizou uma passeata mundial contra o fim do grupo com todos os fãs. Apenas oito dias após o anúncio do fim da banda, cidades de diversos países como México,Estados Unidos, Espanha, Colômbia,Venezuela, El Salvador Chile, entre outros participaram da passeata. No Brasil não foi diferente, cidades como Manaus, Belém, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo com aproximadamente duas mil pessoas na Avenida Paulista.

Em 25 de novembro de 2008, foi lançado o Best Of RBD, um CD/DVD produzido com os principais singles da banda e um DVD que continha alguns vídeos musicais. Além disso, uma versão em português do álbum exclusivamente para o Brasil também foi lançada, o Hits en português. Ainda em novembro, concretizou-se a despedida da banda, fazendo sua última turnê mundial, a chamada Gira del Adios (No Brasil Turnê do Adeus). A turnê passou por vinte cidades de países como: Bolívia, Argentina,Brasil, Estados Unidos, Equador,Peru, Chile, Eslovênia, Sérvia e realizou seu último concerto em Madri no dia 21 de dezembro.

No dia 10 de março de 2009, o RBD lançou seu último disco com músicas inéditas, chamado Para olvidarte de Mí. O álbum, que contém treze canções em espanhol, é marcado pela melancolia das canções e é o adeus definitivo do grupo. O projeto não teve muita divulgação e teve apenas um single oficial, “Para olvidarte de Mí” e o promocional “Adios”.

Em 24 de março, quase um ano depois de ser gravado, foi lançado o quinto DVD do grupo, Live in Brasília, filmado na Esplanada dos Ministérios durante o 48º aniversário da cidade de Brasília. Em 02 de dezembro, foi lançado o último DVD ao vivo do grupo: Tournée do Adeus gravado para mais de 25 mil pessoas na Arena Skol Anhembi em São Paulo. o DVD inclui os maiores sucessos do grupo.

Fonte: Visão Diária News.