UnB inicia avaliações: Saiba como será para concluir o semestre até 18/12

0
499

A UnB ainda não tem datas para a volta das aulas presenciais nem de realização das provas do próximo vestibular e do PAS.

Com o fim do período de adaptação às aulas pela internet, a Universidade de Brasília (UnB) começa a etapa de formação e avaliação dos estudantes nesta terça-feira (4/9). Isso significa que os professores vão começar a cobrar presença dos alunos e a testar o conhecimento dos docentes.

Para preservar a saúde de alunos, professores e funcionários durante a pandemia do novo coronavírus, a UnB adotou o modelo remoto de aulas. O período de adaptação ao ambiental digital ocorreu entre 17 de agosto e 4 de setembro. Conforme levantamento da universidade, a maioria das aulas foi mantida no modelo remoto nessa fase. De uma total de 3.530, somente 385 aulas foram canceladas.

As regras do semestre foram consolidadas na resolução nº 59 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenção (Cepe). Segundo o documento, atividades avaliativas deverão ocorrer preferencialmente em plataformas oficiais, Aprender 3 e o Office 365.

Os professores poderão ministrar aulas síncronas, como videoconferências, ou assíncronas, a exemplo de videoaulas gravadas. Nas duas modalidades, a frequência dos estudantes passará a ser aferida.

No caso das aulas assíncronas, a frequência poderá ser registrada por registros de leitura, avaliações, realização de trabalhos, exercícios e participação em fóruns de discussão, entre outras formas. Caso o estudante não possa participar das aulas síncronas, professores deverão ofertar atividades assíncronas substitutivas, para comprovação de frequência.

A UnB ainda não definiu possíveis datas para a volta das aulas presenciais.

Vestibular, PAS e Enem.

Segundo a UnB, ainda não existem datas para a divulgação dos editais do próximo vestibular, tampouco do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os processos de seleção estão em fase de elaboração, e devem levar em conta as medidas de segurança necessárias ao enfrentamento da Covid-19.

Ministério da Educação (MEC) divulgou a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): elas serão realizadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, com “reaplicação” em 24 e 25 de fevereiro. A UnB, contudo, ainda não tem data para divulgação do edital do programa Acesso Enem, gratuito, no qual reserva 25% das vagas anuais para estudantes que participaram do Enem. Os interessados só precisam enviar, no período definido em edital próprio, a nota final obtida no exame.

Inclusão

Para garantir a inclusão dos alunos carentes, a universidade lançou três editais, com mais de 3 mil discentes contemplados. Foram distribuídos computadores e ferramentas para conexão.

A UnB também aderiu a projeto do MEC para melhorar o acesso à internet, mas o edital específico ainda será lançado. Estão previstos cerca de 2.700 chips, conforme a demanda, para que os estudantes de baixa renda possam acompanhar as aulas sem prejuízos na frequência e nas avaliações que se aproximam.

Fonte: Metropoles.