Vacinação contra poliomielite começa Hoje. Confira aqui postos no DF

0
520
Crianças menores de 5 anos devem tomar a dose. As unidades básicas de saúde (UBSs) estão preparadas para receber a população.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, vírus que pode causar paralisia, começa nesta segunda-feira (5/10). O público alvo é de crianças menores de 5 anos. A orientação da Secretaria de Saúde do DF é que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os responsáveis levem as crianças para fazer a imunização.

LEIA TAMBÉM:

STJ solta homem que furtou 2 sabonetes e ficou preso por 6 meses no DF.

As doses serão alocadas em todas salas de vacina do Distrito Federal. O encerramento será em 30 de outubro.

Confira os postos abertos para vacinação no DF.

As unidades básicas de saúde (UBSs) estão preparadas para receber a população e cada uma tem criado estratégias específicas para manter o distanciamento entre os pacientes e seguir todas as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

Com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Todas crianças menores de 5 anos deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra poliomielite.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. Estima-se que no DF haja cerca de 160 mil crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

VEJA MAIS:

Detran-DF: Já retoma os serviço de protocolo presencial agendado.

Poliomielite

No DF, a série histórica dos últimos 20 anos da cobertura vacinal da vacina contra a poliomielite em menores de 1 ano mostra uma tendência de queda das coberturas, sendo que em 2015 e de 2017 a 2019 a meta de cobertura não foi atingida (95%).

De janeiro a abril de 2020, a cobertura vacinal foi de apenas 67,3%. No mesmo período de 2019, era de 89,2%.

“O último registro de caso confirmado para a poliomielite no DF foi em 1987. No entanto, as coberturas vacinais ainda são heterogêneas, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus. Por isso é tão importante atingir a meta de vacinação”, explica a gerente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Fonte: Metropoles.