VARJÃO: cidade destaque contra o mosquito aedes aegypti

0
476
Em sinônimo de positividade entre um período  negativo de casos de dengue no Distrito Federal, o varjão conseguiu diminuir cerca de 73% dos casos de dengue na cidade.

Por: Redação.

As ações de combate à dengue, realizadas pelo Governo do Distrito Federal, ao longo de 2020, têm surtido efeito nas regiões administrativas. O alerta à população é: manter-se vigilante aos cuidados contra o Aedes aegypti. É o que tem acontecido no Varjão na gestão da administradora Nai Queiroz.

Com o apoio dos moradores, o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF registrou uma redução de mais de 70% dos casos de dengue na região, em relação ao mesmo período de 2019.

Até junho deste ano, foram notificados 103 casos. No mesmo período do ano passado, o boletim apontou 386 casos.

“Além das ações de governo como Fumacê e o programa Sanear Dengue, temos que ter a participação ativa da comunidade também. Isso faz muita diferença. Quando falamos de dengue, também falamos de limpeza, e do não acúmulo de lixo” disse Nair Queiroz, administradora regional do Varjão.

“Temos que continuar vigilantes, pois a dengue mata. Diminuímos o número de casos, mas não significa que podemos suavizar os cuidados. Agradeço aos moradores do Varjão que de alguma forma tem contribuído com a limpeza na nossa cidade, e que estão entendendo a importância de combater o mosquito”, completou ela.

No Varjão o Governo do Distrito Federal junto a Administração Regional tem feito um trabalho constante de orientação a comunidade sobre a real importância de combater a doença.

A Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde DIVAL, tem sido essencial para dar continuidade às ações de prevenção e orientação da população. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, 92 % dos focos do aedes aegypti estão dentro de casa.

 

*Imagem meramente ilustrada por: Blog Olhar Digital.

Entre as iniciativas de enfretamento que são realizadas no Varjão periodicamente estão, mapeamento e limpeza das paradas de ônibus que podem estar acumulando água, e também dos terrenos e casas abandonadas, remoção de pneus, limpeza nas calhas, limpeza dos bueiros, da fonte na entrada da cidade, campanhas de conscientização, com entrega de material educativo à população, retirada de entulhos e inservíveis; pulverização do fumacê, ação de divulgação das orientações sobre o combate à dengue no carro de som e em todos os canais de comunicação da Administração.

Fonte: Acessória Ascom: Varjão.