Ação tem a finalidade de prevenir passagem do fogo nas unidades de conservação do Instituto
O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), realizou aceiro mecânico, nesta sexta-feira (3), no entorno do Parque Ecológico do Tororó, localizado no Jardim Botânico. A iniciativa faz parte das medidas de prevenção e combate ao fogo florestal, muito comum nesta época de seca, que integram o Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Os tratores do DER rasparam a vegetação de uma área nas bordas do parque, transformando-a em faixa de isolamento entre as vegetações, evitando assim a passagem do fogo, caso ocorra nas vias de acesso ao parque. Esse procedimento é conhecido por aceiro mecânico por utilizar veículos motorizados.
Segundo a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Instituto, Rejane Pieratti, a medida é de extrema importância e está sendo feita por ordem de prioridade nas unidades que registraram maior número de focos de incêndios nas secas anteriores.
O diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Brasília Ambiental (DPCIF), Pedro Paulo Cardoso, reforça que os aceiros são fundamentais para evitar a proliferação ou a chegada do fogo à unidade de conservação. “Servem também para facilitar a locomoção dentro da unidade, com objetivos de monitoramento e fiscalização”, ressalta.
Esse foi o quarto aceiro mecânico feito este ano nas unidades ecológicas administradas pelo órgão. O primeiro foi realizado na Estação de Águas Emendadas (Esecae). O segundo no Parque Ecológico Ezechias Heringer e o terceiro no Parque Recreativo do Gama (Prainha). Os próximos parques ecológicos a receberem a medida serão: Bernardo Sayão, Boca da Mata, Riacho Fundo e dos Pequizeiros.
* Com informações: Agência Brasília/Brasília Ambiental.