Vídeo: idosa de 96 anos é deixada sozinha dentro de carro trancado no DF

0
539
Família foi ao shopping e disse que a idosa tem dificuldades de locomoção, por isso, ela ficou trancada dentro do veículo.

Uma senhora de 96 anos foi encontrada dentro de um carro fechado no estacionamento público em frente ao Conjunto Nacional, na tarde desta quarta-feira (2/12). Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), ela ficou cerca de 40 minutos nessa situação.

LEIA TAMBÉM:

Bombeiros encontram corpo de mulher em parque do Distrito Federal.

Os militares foram acionados por pessoas que estavam no local. A idosa estava exposta ao sol e com os vidros fechados.

Quando a equipe policial chegou, o proprietário do veículo apareceu. Ele se identificou como neto da mulher e estava acompanhado da filha da idosa, mãe dele. Segundo os dois, ela tem dificuldade de locomoção e, por isso, eles a deixaram dentro do veículo.

Os brigadistas do Conjunto Nacional prestaram o primeiro atendimento e as partes foram encaminhadas à 5ªDP para registro.

Sobre o assunto: 

O Brasil terá 19 milhões de idosos em 2020. A população brasileira está envelhecendo e, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode chegar a 19 milhões de pessoas com mais de 80 anos em 2060.

Pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03), idoso é toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, cabendo à à família, à comunidade, à sociedade e ao Poder Público a obrigação de ampará-los, assegurando efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer entre outros.

Abandono: 

O abandono pode ser material, afetivo e afetivo inverso. O primeiro incide na ação ou omissão de dar provimento na subsistência da pessoa com mais de 60 anos de idade; já o segundo, decorre da ausência de afeto e, o terceiro, é proveniente da ausência de afeto dos filhos para com os pais idosos.

Fonte: Metrópoles / Blog Olhar Digital.