0
751

No DF 65% das pessoas infectadas por COVID-19 estão recuperadas

Segundo Secretaria de Saúde, de 1.358 registros, 765 pacientes foram curados até esta terça-feira (28). Para infectologista, se casos forem identificados no início e não houver comorbidades, chances de recuperação são boas.

Subiu para 765 (64%) o número de pessoas que se recuperaram após contrair o novo coronavírus no Distrito Federal. Os dados compreendem as estatísticas do governo até o começo da tarde desta terça-feira (28), quando o último boletim registrou 1.358 casos e 28 mortes. De acordo com a Secretaria de Saúde, o aumento nos índices de recuperação estão diretamente ligados à evolução dos casos.

A maioria completou 14 dias, desde o início dos sintomas. Segundo o infectologista José David Urbaéz, a Covid-19 é uma infecção curável e “o próprio sistema imunológico consegue eliminar o vírus do organismo”.

Mas isso depende do diagnóstico rápido e da ausência de outras doenças, as chamadas comorbidades. “Chega uma hora que você não tem mais vírus no corpo e aqueles que tentam invadir a nova célula não conseguem mais. Eles são bloqueados por células da defesa e por anticorpos.”

Urbaéz, que faz parte da Sociedade Brasileira de Infectologia, aponta que o percentual de recuperados divulgado no Distrito Federal comprova que, quando diagnosticada cedo e com os devidos cuidados, a recuperação é alta. No entanto, isso não se aplica para pacientes em que a doença se agravou. “A característica da Covid-19, quando ela se complica e quando o paciente entra no hospital, é que essas internações sejam muito mais prolongadas.”

Fonte: G1/Marcos Alexandre.

Artigo anterior
Próximo artigo
Eduardo Magregor
Criado por Eduardo Magregor jornalista, escritor, desenvolvedor de leis e projetos. O OLHAR DIGITAL- Blog digital popular é um veículo de informação sociocultural que esta ingressado no segmento de comunicação para fazer a diferença! O blog reuni com exatidão conteúdos de cunho suscetível, destinado a comunicar ou notícia com seriedade assuntos adjuntos ao nosso Governo no que se desfere em melhorias e benefícios. Dentre o proferido incluem-se matérias especiais, entrevistas e artigos das maiores autoridades, cases de empresas inovadoras, em suma, ter como finalidade levar ao conhecimento do público a expressão fiel dos fatos e a soma do bem atribuído à nossa sociedade.