Blitz educativa encerra temporada de prevenção aos incêndios florestais no DF com destaque para a atuação do DER-DF

0
21

Na manhã desta sexta-feira (4), a temporada de blitze educativas voltadas à prevenção dos incêndios florestais no Distrito Federal foi encerrada com ações simultâneas e estratégicas em Brazlândia, em frente ao Incra 06, e na DF-001, no Lago Oeste. As atividades ocorreram das 8h às 12h e mobilizaram diversos órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), com destaque especial para o empenho do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema-DF), a força-tarefa reuniu instituições como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Ibama, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasília Ambiental e ICMBio.

Durante a blitz, motoristas e passageiros foram abordados pelas equipes do DER-DF e da PRF. Os agentes entregaram materiais informativos e promoveram um diálogo direto com a população sobre os riscos da queima irregular de lixo e restos de poda — principais causas dos incêndios florestais nesta época do ano.

O DER-DF, sob a gestão eficiente do diretor-presidente Fauzi Nacfur Júnior, foi um dos principais protagonistas da ação, demonstrando compromisso com a preservação ambiental e segurança viária. O envolvimento direto dos agentes do DER foi fundamental para garantir o alcance das mensagens educativas aos condutores, contribuindo para a conscientização coletiva e a proteção das áreas verdes do DF.

A iniciativa reafirma o papel essencial do DER-DF não apenas como órgão gestor das rodovias distritais, mas como parceiro ativo na defesa do meio ambiente, reforçando que estradas seguras também passam por ações de cidadania, informação e prevenção.

Essa ação integrada é uma demonstração clara de que a união entre os órgãos públicos pode transformar atitudes e preservar vidas e patrimônios naturais.

Fonte: Blog Olhar Digital