sábado, abril 27, 2024
Início Notícias Brasília Campus Party Brasília acontece até domingo com atividades voltadas para a formação...

Campus Party Brasília acontece até domingo com atividades voltadas para a formação de empreendedores

0
81

Edição deste ano homenageia o cinquentenário do planetário da capital; Sebrae no DF é um dos parceiros da realização.
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DFHoje às 19:33
COMPARTILHE.

Foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira, 27 de março, a 6ª edição da Campus Party Brasília. O evento ocorre até domingo, 31, no Estádio Nacional Mané Garrincha, se estabelecendo como um ponto de encontro para gamers, cientistas, makers, empreendedores, mentores e entusiastas de ciência e tecnologia de diversas partes do Brasil.

A edição 2024 da Campus Party Brasília recebe novamente o apoio do Sebrae no Distrito Federal e apresenta uma programação especial focada em astronomia e exploração espacial, uma forma de celebrar os 50 anos do Planetário de Brasília. Segundo a organização, aproximadamente 100 mil visitantes são esperados na Área Open, aberta ao público, enquanto cerca de 10 mil pessoas são esperadas na arena exclusiva para os campuseiros pagantes, em sua maioria jovens entusiastas do universo geek. A área de camping, situada em dois andares do estádio, deve acolher 2,5 mil participantes.

A cerimônia de abertura do evento foi conduzida pelo CEO da Campus Party no Brasil, Tonico Novaes, e o presidente do Instituto Campus Party, o italiano Francesco Farruggia, que destacaram a felicidade em poder realizar mais uma edição do evento na cidade e a importância do apoio de instituições, tanto públicas quanto privadas, a fim de garantir o sucesso de mais uma realização.

Em tom de agradecimento especial, Farrugia lembrou da parceria firmada com o Sebrae Nacional em meados na década de 2000, quando foi realizada a primeira Campus Party no Brasil, e relembrou, também, o início do vínculo com o Sebrae no DF, parceiro da realização desde a primeira edição em solo brasiliense e que tem resultado na formação de diversos empreendedores. “Estou feliz com mais essa realização em Brasília. É uma cidade com um ecossistema incrível e onde mantemos uma parceira frutuosa com o Sebrae, promovendo o surgimento de novos empreendedores. Se você tem uma grande ideia, mas não sabe por onde agir, não tenha medo. Procure o Sebrae. É uma instituição que está aqui para te ajudar, te orientar, te permitir a trilhar o caminho do seu sonho”, afirmou Farrugia.

O italiano informou ao público que a organização da Campus Party trabalha para que a capital federal tenha a maior edição do evento no país e também do mundo.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, reafirmou a missão estratégica da instituição, destacando que colaboradores e consultores estarão ativamente empenhados a oferecer suporte aos empreendedores que já estão no mercado, mas também auxiliarão aqueles que estão no início de suas jornadas, buscando desenvolver suas ideias e alavancar seus negócios.

Foto: Rafael Victor/ Focus Produção de Imagem

Rose ressaltou a magnitude da Campus Party e enfatizou que a parceria entre o Sebrae no Distrito Federal e o evento evidencia o compromisso conjunto de promover o ecossistema empreendedor e de inovação na região. “O objetivo do Sebrae está totalmente alinhado com a realização da Campus Party. Aqui são discutidos empreendedorismo e educação, aspectos essenciais para nosso desenvolvimento. É um ambiente onde observamos jovens e empreendedores em busca de crescimento, conhecimento e conexões. Fortalecemos a nossa parceria histórica e estamos aqui confiantes de que esses empreendedores e os demais participantes sairão daqui significativamente melhores e prontos para ajudar a construir o futuro”, assegurou a dirigente.

O chefe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, também participou da abertura do evento e descreveu a Campus Party como um hub de comunidades, no qual pessoas se reúnem para produzir produtos e serviços, compartilhar valores e criar uma força de trabalho diversificada e produtiva. Ele também se mostrou entusiasmado com a ideia de promover na capital a maior realização do evento em todo o mundo. “Tenho certeza de que, ao continuarmos aliados ao Poder Legislativo, ao Sistema S, aos financiadores, aos empreendedores, mas acima de tudo, às comunidades que representam o espírito deste evento, continuaremos impactando significativamente e no caminho para fazer da Campus Party Brasília a maior realização do planeta”, observou.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, foi outra personalidade a prestigiar a realização do evento. Ela comentou sobre a importância do uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar processos cotidianos, mencionou o apoio do Executivo local e reafirmou o compromisso para garantir recursos que viabilizes próximas edições e também o desenvolvimento do ecossistema de inovação no DF.

Celina destacou o potencial do Brasil em termos de talento e a importância crucial de eventos como este para estimular e desenvolver esse potencial em nosso país. “O Brasil é um celeiro de talentos, um país jovem com uma força de trabalho imensa que precisa ser plenamente aproveitada. Eventos como este são fundamentais para potencializar ainda mais nossos recursos, e em conjunto com nossos secretários e deputados, continuaremos a trabalhar para promover mais edições da Campus Party e viabilizar caminhos para o desenvolvimento”, completou ela.

A cerimônia de abertura foi, também, momento para entrega do Prêmio Include de Inclusão Digital que reconhece pessoas e organizações que ajudam a promover a inclusão digital no evento e garantindo que a Campus deixe um legado para a região do DF. O Sebrae no DF foi uma das organizações contempladas com a premiação.

Espaços do Sebrae

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de participar gratuitamente de atividades no espaço Fábrica de Empreendedores. O ambiente, idealizado pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae no DF, abordará uma variedade de temas relacionados ao universo empresarial, oferecendo aos participantes a chance de transformar suas ideias em empreendimentos.

Em um palco montado no local, os campuseiros poderão acompanhar palestras diversas. Além disso, o ambiente também abriga o Startup360, onde os participantes poderão conhecer soluções inovadoras e estabelecer conexões com investidores, empresas de venture capital, hubs de inovação, aceleradoras e especialistas em editais de subvenção.

O espaço do Sebrae conta, ainda, com o Desafio Liga Jovem, uma iniciativa voltada para fomentar a educação empreendedora.

Confira a programação do evento no site.