Conselho de Mulheres Cristãs do DF lança campanha para a arrecadação de produtos de higiene menstrual

0
365
O Conselho de Mulheres Cristãs do DF está lançando campanha, que tem por objetivo arrecadar produtos de higiene menstrual no Distrito Federal.

” Esse é  um assunto que não é tão visto, mas é uma realidade que muitas mulheres passam, acredite. ”

Para a Presidente do Conselho, Cristiane Brasil o lançamento desta campanha tem por objetivo garantir a mulheres em situação de vulnerabilidade o acesso a produtos de higiene menstrual. A ação nasce de uma realidade no Brasil adentro e que  também é vivida por outros países, infelizmente sobre esse assunto se tem pouca divulgação, porém segundo empresas do setor, cerca de 27% a 30% de mulheres que menstruam no país e que estão em situação de vulnerabilidade social não possuem condições mínimas de adquirir absorventes todos os meses.

Vale lembrar que algumas pessoas trans também têm período menstrual e que a ocorrência da menstruação pode gerar a chamada disforia de gênero, que consiste em um desconforto persistente diante de características que remetam ao gênero atribuído ao nascer.

” Pensando nisso, a Presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do DF, Cristiane Brasil inicia mais esta ação, que visa arrecadar absorventes para essas mulheres “.

 

*Cristiane Brasil. Presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do DF.

Onde devo fazer as doações?

As doações serão recebidas pelas caixas coletas que estarão em locais diversos, espalhadas por Brasília, tais como administrações regionais, órgãos públicos, parceiros como mercados e entre outras empresas. As pessoas também poderam fazer doações via contato pelo Whatsapp de número 98204-9860 para agendar o recolhimento ou possível entrega dos produtos.

“O que as pessoas precisam entender é que o absorvente não é um acessório de beleza, mas, sim um produto de higiene básica muito importante “.

A situação, também denominada de pobreza menstrual, não é uma realidade apenas no Brasil. Em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Você sábia que existe o Dia Internacional da Higiene Menstrual. Nele se reconhece a dificuldade de mulheres em adquirir produtos adequados para esse período feminino.

Dia da Higiene Menstrual – 28 de maio, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para destacar uma crise inaceitável: problemas de saúde de meninas e mulheres com relação ao estigma, tabu e falta de conhecimento sobre menstruação, e necessidades não atendidas de intervenções essenciais.

” Desejamos que esta campanha cresça e se fortaleça a cada ação, para assim podermos oferecer um pouco de dignidade a nossas mulheres em situações sociais desfavoráveis ”. Disse Cristiane Brasil.

Outros contatos via redes sociais para doações:

Instagram : CrisBrasiloficial
Instagram : cmcbr_df

Fonte: Blog Olhar Digital.