Deputado Júlio César | presente : Governo Federal lançou o conjunto de medidas para retomada do turismo no país

0
557

O pacote criado prevê a manutenção de empregos e protocolos de biossegurança.

O Deputado Federal Julio César Ribeiro (Republicanos),  esteve presente junto a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, na cerimônia de Lançamento da Retomada do Turismo que aconteceu ontem (11), no Palácio do Planalto. O Deputado entende que o turismo é uma das bases forte do nosso país. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promovendo com sigo a inclusão social, gerando inúmeras oportunidades de emprego e renda ao nosso país, parabéns ao Governo Federal pelo grande lançamento. Diz Júlio César Ribeiro. 

” Conte com a minha contribuição para o fortalecimento do setor em nossa cidade.” Ressalta.

Segundo o Palácio do Planalto, o conjunto de medidas busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da covid-19 após a paralisação das atividades turísticas.

Chamado de Retomada do Turismo, o conjunto de ações tem iniciativas organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

LEIA MAIS:

Deputado Júlio César: PL 4951/2020 pelo esporte e seus direitos.

Julio César Ribeiro: Emendas, obras, esporte e saúde em Brasília.

A expectativa do governo é ter resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. O valor destinado e o detalhamento de cada uma das medidas ainda não foi divulgado.

As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos.

Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços, tanto na oferta de cursos para a adoção dos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento quanto para melhoria de atendimento.

As iniciativas serão compartilhadas entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S. Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão o incentivo à adoção do selo Turismo Responsável e aos demais protocolos de biossegurança contra a covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como a difusão de informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

LEIA TAMBÉM:

DANI SALOMÃO| A sabedoria das mulheres representam o mundo mas a ignorância é a esperteza de forma errada é descartada.

“À você turista, nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que têm o selo do Turismo Responsável, são mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante o lançamento do programa.

Redescubra o Brasil

Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados conteúdos específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.

O setor de turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a receita cambial turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve retração de 37,9%.

Fonte: Blog Olhar Digital/Heloisa Cristaldo – Agência Brasil – Brasília.