Deputado Ricardo Valle : Celebrando o Legado: 1º Dia do Rock Brasiliense

0
107
*Deputado Ricardo Valle.

Reconhecimento e Música Marcam a Homenagem ao Gênero que Definiu uma Geração.

Mais de quatro décadas após o surgimento de ícones como Aborto Elétrico e Legião Urbana, Brasília se prepara para celebrar o 1º Dia do Rock Brasiliense em grande estilo. O Espaço Cultural Renato Russo será o palco dessa homenagem que incluirá uma sessão solene e emocionantes shows, enquanto a cidade se une para reconhecer a importância do gênero que colocou a capital do Brasil no mapa musical nacional e internacional.

A partir das 18 horas, uma multidão de produtores culturais e fãs do rock brasiliense de todas as idades se reunirá no emblemático espaço da 508 Sul, batizado em homenagem ao saudoso Renato Russo. A data, cuidadosamente escolhida para coincidir com o aniversário do ícone do rock nacional, é agora oficialmente reconhecida graças à iniciativa do Deputado Distrital Ricardo Vale. “Temos um legado fantástico e precisamos valorizá-lo e nos orgulharmos sempre”, destaca Vale.

O evento incluirá uma sessão solene, onde serão entregues moções de reconhecimento a diversos agentes culturais da cidade que contribuíram para o crescimento e projeção do rock brasiliense. A escolha dos homenageados foi feita pelo Setorial Cultura Rock, em colaboração com o Deputado Ricardo Vale, demonstrando a união de esforços para celebrar essa data especial.

Além da sessão solene, o Espaço Renato Russo abrigará uma série de apresentações e exposições que destacam a diversidade e inovação do rock. A partir das 18 horas, o público poderá desfrutar das exposições “Tu é Punk, mano?” e “Temos nosso próprio tempo”, que oferecem uma visão fascinante da história do gênero na cidade. Simultaneamente, o Teatro Galpão Hugo Rodas será palco para cinco bandas autorais do DF, proporcionando uma experiência musical única que abrange desde o punk rock até influências nordestinas e tributos aos povos indígenas.

Após os emocionantes shows, a sessão solene no auditório Marco Antônio será o ponto culminante do evento, onde os participantes terão a oportunidade de testemunhar a entrega das merecidas moções de louvor. E como uma última homenagem à memória de Renato Russo, uma surpresa especial aguarda os presentes durante a sessão.

Estiveram presentes empresários cervejeiros que fizeram a diferença oferecendo qualidade em preço acessível para que gosta de degustar tanto cervejas artesanais ou chopps.

A CALIBEER “Essência em movimento” fez total diferença neste quesito. Abaixo foto da do empresário que vem seguindo sua jornada junto a sua esposa e amigos que os acompanham quando possível.

*Celebrando o Legado: 1º Dia do Rock Brasiliense. Muitas amizades e histórias a serem contadas.

CLIQUE AQUI – SIGA A PAGINA – Instagram: @Calibeer.bsb

A comemoração foi proposta pelo Vice-Presidente da CLDF, Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), que promoveu uma sessão solene pela data com a participação de músicos, produtores culturais e fãs, que compareceram ao Espaço Cultural Renato Russo. Além da solenidade, era possível conferir shows e exposições sobre a história do rock na capital federal que estavam programadas no espaço.

Na abertura da sessão, Vale falou do momento simbólico que o Dia do Rock Brasiliense representa para a história e para a cultura da cidade. “Essa data, fruto da nossa lei, é muito importante para manter o legado musical e para incentivar a produção das bandas autorais”, disse. O parlamentar também saudou o talento do cantor e compositor Renato Russo, cujo aniversário foi escolhido para marcar o dia do rock, como referência do potencial artístico de Brasília, e agradeceu a mobilização dos artistas para a realização do evento. Ricardo Vale afirmou que, após o reconhecimento do rock como patrimônio imaterial do DF e a data oficial de reconhecimento do gênero, o museu é a próxima meta a ser conquistada.

Além das falas protocolares, a sessão contou com a execução do hino nacional em ritmo de rock e a apresentação de uma das composições de Renato Russo, a música Será, por integrantes da banda cover Quatro Estações. O Deputado Ricardo Vale também entregou moções de reconhecimento a diversos músicos, artistas e produtores culturais que prestam ou prestaram relevantes atividades em prol do rock brasiliense, um momento de muita emoção. Jeferson Oliveira, produtor e músico, acredita numa virada cultural. “É um marco para nós que temos bandas novas, e nossas referências ainda são bandas das décadas de 1970 e 1980. É um momento de muita honra e espero que daqui pra frente tenhamos mais valorização para toda a cadeia do rock”, aspira.

Políticas de incentivo

Na mesa da sessão solene, nomes como o artista e produtor cultural Marcos Pinheiro, apresentador do programa Cult 22; o ativista cultural Ari Barros, fundador do Ferrok Festival; representantes do Setorial Cultura Rock; o Secretário de Cultura Cláudio Abrantes; e Maria do Carmo e Carmem Terezza Manfredini, mãe e irmã de Renato Russo. Durante as falas, foi anunciado que, entre os dias 14 e 16 de junho, na Torre de TV, será realizado um festival de rock autoral para promover os novos talentos, com o apoio da Secretaria de Cultura.

*Durante as falas, foi anunciado que, entre os dias 14 e 16 de junho, na Torre de TV, será realizado um festival de rock autoral para promover os novos talentos, com o apoio da Secretaria de Cultura.
*Deputado Ricardo Valle (27) de março 508 Sul “W3 Sul” .
*Ricardo Vale afirmou que, após o reconhecimento do rock como patrimônio imaterial do DF e a data oficial de reconhecimento do gênero, o museu é a próxima meta a ser conquistada.

Serviço:
Sessão Solene pelo Dia do Rock Brasiliense
Horário: 20h
Local: Espaço Renato Russo, na 508 Sul
A partir das 18h, o local receberá apresentações musicais e exposições sobre o rock para o público em geral.

Fonte: Blog Olhar Digital & GAB Deputado Ricardo.

Artigo anteriorCampus Party Brasília 2024: Desbravando o Universo da Tecnologia
Próximo artigoDetran-DF apoia o transporte do 7° coração do ano
Eduardo Magregor
Criado por Eduardo Magregor jornalista, escritor, desenvolvedor de leis e projetos. O OLHAR DIGITAL- Blog digital popular é um veículo de informação sociocultural que esta ingressado no segmento de comunicação para fazer a diferença! O blog reuni com exatidão conteúdos de cunho suscetível, destinado a comunicar ou notícia com seriedade assuntos adjuntos ao nosso Governo no que se desfere em melhorias e benefícios. Dentre o proferido incluem-se matérias especiais, entrevistas e artigos das maiores autoridades, cases de empresas inovadoras, em suma, ter como finalidade levar ao conhecimento do público a expressão fiel dos fatos e a soma do bem atribuído à nossa sociedade.