GDF: Restaurantes comunitários, foco no combate ao diabetes

0
405
Ação faz parte do projeto de Educação Alimentar e Nutricional, com foco no combate à doença. A campanha é alusiva ao dia Nacional de Combate ao Diabetes.

Os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal vão veicular, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), um vídeo explicativo sobre a prevenção do diabetes, ressaltando sintomas e forma de tratamento. A ação faz parte do projeto de Educação Alimentar Nutricional (EAN), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“É preciso manter a população ciente das formas de prevenção e enfrentamento à doença”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Os restaurantes comunitários são pontos de grande circulação e são locais ideias para disseminarmos essas informações.”

“É preciso manter a população ciente das formas de prevenção e enfrentamento à doença”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

A iniciativa, lembra a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Karla Lisboa, é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, instituído em 14 de novembro “Queremos ressaltar a importância do diagnóstico precoce dessa doença e como manter uma alimentação saudável para que ela não seja agravada”, explica.

LEIA MAIS:

Governo do Distrito Federal  regulariza mais de 5 mil moradias.

GDF anuncia primeiros hospitais credenciados no plano de saúde de servidores

Os restaurantes seguem servindo apenas marmitas, uma vez que, como forma de prevenção à proliferação da Covid-19, não é possível permanecer nos salões dos refeitórios. “Em outras épocas, nossas nutricionistas realizavam palestras e momentos explicativos, mas vamos esperar um pouco mais para reinserir essas atividades”, pontua a gestora. O vídeo sobre diabetes será exibido por meio de televisores instalados na parte externa das unidades.

Educação alimentar

A Sedes promove mensalmente a EAN nos 14 restaurantes comunitários do DF. Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, as ações não seguiram essa assiduidade, em função da necessidade de distanciamento e demais medidas de prevenção. Campanhas educativas sobre a pandemia têm sido empreendidas em várias unidades.

As temáticas são elaboradas com base no Marco Referencial de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. O documento, elaborado pelo governo federal, visa integrar estratégias que contribuam para a qualidade de vida da população. São abordados, entre outros temas, a saúde da mulher – mote da campanha do Outubro Rosa – e do homem, durante o Novembro Azul.

Diabetes

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, nove milhões de brasileiros estão com diabetes. Isso corresponde a mais de 6% da população brasileira.

Em 2040, a estimativa é que 642 milhões de pessoas em todo o mundo estejam com diabetes. A previsão é que mais de 570 milhões serão detectadas com o tipo 2 da doença.

Fonte: Agência Brasília.