Mais de 23 obras levam qualidade de vida para Ceilândia

0
200

Espaço de lazer da QNP 26, Praça do Comércio e estrada vicinal do Núcleo Rural P Sul são beneficiados com ações do GDF Presente e do RenovaDF.

Vinte passos separam a casa de Davi Batista, 27 anos, do espaço de lazer da QNP 26, em Ceilândia. A pouca distância era o principal motivo para o jovem frequentar o espaço. Agora, a grande reforma que está sendo feita na quadra poliesportiva, na praça, no parquinho e no ponto de encontro comunitário (PEC) passou a ser o principal atrativo da área.

“Limparam todo o espaço, tiraram o mato. E ainda estão pintando tudo – bancos, mesas, piso, grade, brinquedos… Está ficando tão bonito que passei a trazer minha filha Esther para passear por aqui”, comemora Davi. O complexo deve ficar totalmente pronto para o uso até dia 15 de julho.

Além do espaço na QNP 26, outras 22 áreas de lazer de Ceilândia têm passado por melhorias. O programa RenovaDF está na cidade focado em reformar quadras esportivas, praças e parquinhos. Para tanto, conta com a mão de obra de 1.900 aprendizes do curso de auxiliar de manutenção, sob orientação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Davi Batista mora pertinho do espaço de lazer da QNP 26: “Está ficando tão bonito que passei a trazer minha filha para passear”

“As quadras têm recebido pintura nova, renovação dos alambrados e troca de traves de futebol danificadas”, aponta o instrutor do Senai Leonardo Silva. “Parquinhos e bancos em mau estado de conservação são lixados e pintados. Tudo é feito pelos aprendizes – fazemos um rodízio para que todos passem por cada uma das estações de trabalho.”

Obras por toda cidade

A Praça do Comércio, na CNM 2 de Ceilândia, está em reforma desde 29 de junho. A renovação começou com limpeza, capinagem e pintura de meio-fio. Cerca de 20 trabalhadores – entre reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – cuidaram do serviço.

Além disso, o anfiteatro da pracinha foi todo recuperado com serviço de pintura e manutenção das estruturas de concreto. “No momento, estamos refazendo o estacionamento, alguns bloquetes passaram por afundamento e precisaram ser trocados”, afirma o diretor de Obras da administração de Ceilândia, Sérgio Pimenta.

No estacionamento da Praça do Comércio, na CNM 2, está sendo feita a substituição de bloquetes que estavam afundando

De acordo com Sérgio, cinco reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) estão trabalhando nessa etapa da obra. “Pretendemos concluir os serviços até o dia 9 de julho”, garante.

Quem costuma passear pela região aprovou a reforma. É o caso da aposentada Francisca Lemos, 67 anos, presença certa na Praça do Comércio todas as manhãs. “Sempre caminho com minha cachorrinha por aqui. É uma felicidade ver tudo limpinho e renovado”, conta. “Espero que a comunidade preserve o espaço assim.”

Presença certa na Praça do Comércio, a aposentada Francisca Lemos espera que a comunidade preserve o espaço

A estrada vicinal do Núcleo Rural P Sul também passou por melhorias. De acordo com o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcacer da Silva, seis técnicos dedicaram uma semana de trabalho para recuperar 1.200 metros de pista de terra. O serviço foi entregue na segunda-feira (4).

“Primeiro, fizeram o nivelamento da via, técnica conhecida como patrolagem”, explica Elton. “Em seguida, molharam a via com a ajuda de um caminhão-pipa e passaram o rolo compactador”, diz. O processo ajuda na redução da poeira, comum nas estradas de terra em época de seca.

Fonte: Agência Brasília