Ventiladores do túnel terão manutenção mais rápida e econômica

0
181

Fábrica em Itu (SP) foi visitada por engenheiros responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga; serão 52 equipamentos feitos sob medida para manter a segurança de quem passar pela via subterrânea.

Feitos sob medida, com precisão de empuxo e velocidade do ar adequados à dimensão da passagem subterrânea, seguem em produção os 52 ventiladores responsáveis pela segurança e qualidade do ar do Túnel de Taguatinga. No final de junho, uma equipe de engenheiros responsável pela execução da intervenção viária visitou a fábrica de equipamentos no município de Itu, em São Paulo.

A indústria FanTR Technology Resources é a mesma responsável por fabricar os equipamentos instalados no maior túnel do Brasil, o da rodovia dos Tamoios, entre Caraguatatuba e São José dos Campos (SP), com 5,5 km de extensão. O de Taguatinga terá 800 metros de passagem subterrânea.

Equipe de engenheiros que participa da construção do túnel visitou a fábrica que está produzindo os ventiladores

Por se tratar de uma empresa fixada no Brasil, com montagem e peças nacionais, os técnicos do consórcio que constrói o Túnel de Taguatinga preveem menor custo tanto na compra quanto na manutenção dos equipamentos, quando necessário. Até agora já foram fabricados 11 dos 52 equipamentos.

“Além de não estarmos atrelados à variação do câmbio do dólar, estamos próximos a São Paulo, o que nos dará um tempo de resposta mais rápido quando solicitado”, explica o coordenador técnico de supervisão da obra, Ricardo Simplício.

A obra segue no ritmo planejado e vai revolucionar o trânsito de milhares de veículos que circulam entre o Plano Piloto e Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia.

Fonte: Agência Brasília.