MAIS QUATRO ESTABELECIMENTOS SÃO FLAGRADOS FURTANDO ENERGIA EM OPERAÇÃO DA NEOENERGIA BRASÍLIA

0
278

Três deles ficam localizados na Asa Sul e outro em Águas Claras. Energia recuperada equivale ao consumo de aproximadamente 5.800 residências por um mês.

Em mais uma fase da Operação Happy Hour, a Neoenergia Brasília encontrou mais quatro estabelecimentos do ramo de bares e restaurantes com irregularidades na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia. Três deles estão localizados na Asa Sul e outro em Águas Claras. O volume de energia recuperado foi de 1.043 milhões de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 5.800 residências por um mês.

No total, os débitos dos quatro estabelecimentos juntos são de aproximadamente R$ 790 mil. Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. As irregularidades foram retiradas, os estabelecimentos regularizados e as constatações serão enviadas à Polícia Civil para que os responsáveis respondam em âmbito criminal. Os processos referentes a outros estabelecimentos investigados seguem em curso na empresa e novas fiscalizações serão realizadas em todo o DF.

“Nosso time está na rua e temos intensificado as fiscalizações para seguirmos firmes no propósito de combater o furto de energia elétrica”, explica o gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília, Luiz Paulo Marinho. “É importante sempre ressaltar que parte do valor da energia furtada acaba sendo compartilhada entre toda população do Distrito Federal”, completa.

Assim como o que aconteceu na primeira fase da Operação Happy Hour, quando um bar na Asa Sul teve o furto de energia constatado pela distribuidora, na semana passada, os alvos da operação foram mapeados após análise do centro de inteligência da Neoenergia Brasília e de fiscalizações em campo. Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.

SEGURANÇA – A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

CRIME – O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.

DENÚNCIA – A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas, de forma anônima, nos nossos canais de atendimento, por meio do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Brasília (www.neoenergiabrasilia.com.br).