Detran retoma aulas do curso Cidadania no Trânsito 

0
299

Curso integra o processo de habilitação e é oferecido gratuitamente a alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Por: Zélia Ferreira.

A partir desta segunda-feira (8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal retomará as aulas do curso Cidadania no Trânsito para os alunos do Ensino Médio de seis escolas públicas do DF: CEMI do Cruzeiro, CEMI de Taguatinga, CED Incra 8 de Brazlândia, CED 3 do Gama, CED 1 de São Sebastião, CED 1 de Planaltina. Estas escolas já participaram do 1º ciclo, iniciado no segundo semestre de 2021. Em outubro, sete novas escolas se juntarão a estas no 2º ciclo.

O curso, com duração de 90h/a, é aceito como parte do processo teórico de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e é oferecido pelo Detran-DF como atividade extracurricular em escolas previamente escolhidas pelas Coordenações Regionais de Ensino. São beneficiados 35 estudantes selecionados pela direção de cada escola, com aulas no contraturno, totalmente gratuitas. A carga horária é distribuída da seguinte forma: 45 h/a no Módulo I (2ª série) e 45 h/a no Módulo II (3ª série).

Além de contribuir na formação teórico-técnica do processo de habilitação dos futuros condutores, o curso tem como objetivo formar cidadãos conscientes com a mobilidade urbana. O público-alvo são os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal, que poderão utilizar o Curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores no processo de habilitação após completarem 18 anos de idade.

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica).

“O 1º ciclo do curso foi um sucesso! Conseguimos beneficiar 196 jovens que não vão precisar pagar parte teórica na autoescola quando for se habilitar. É uma boa economia que estamos proporcionando a uma parcela significativa dos alunos da rede pública. A nossa expectativa é atender mais 455 alunos agora no 2º ciclo, ampliando gradativamente a quantidade de escolas beneficiadas em todo o DF”, explicou o diretor-geral, Thiago Nascimento.

Ampliação

A partir de outubro, mais sete escolas serão contempladas: CED 416 de Santa Maria, CEM 2 de Ceilândia, CEM 1 do Guará, CEM JK do Núcleo Bandeirante, CEM 1 do Paranoá, CED 619 de Samambaia e CEM 4 de Sobradinho, totalizando a cobertura em 13 Coordenações Regionais de Ensino. A expectativa é beneficiar 455 alunos selecionados conforme critérios estabelecidos por cada uma das 13 escolas participantes.

O curso é de competência do Detran-DF, sendo realizado no âmbito da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), supervisionado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e executado pelo Programa Detran nas Escolas por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que foi efetuada pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

Fotos: Zélia Ferreira/Ascom-Detran-DF.