Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 35%

0
268

A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos e divulgada nesta segunda-feira (25/7), mostrou estabilidade no cenário eleitoral para o Planalto nas eleições 2022. O ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança, com 44% das intenções de voto, seguido pelo atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

Em comparação com a última sondagem, divulgada em 3 de junho, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, estimada em 2,2 pontos percentuais.

A preferência do eleitorado por Lula passou de 45% para 44%, enquanto no caso de Bolsonaro as intenções de voto subiram de 34% para 35%. Os números fazem parte de pesquisa estimulada, na qual é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor.

No mesmo cenário estimulado, o pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto. Outros nomes da chamada “terceira via” também pontuaram, como Simone Tebet (MDB), com 4%; e André Janones (Avante), com 2%.

Pablo Marçal (Pros) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) tiveram 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa também registra que 4% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.

Cenário espontâneo

Já na espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, Lula lidera com 40% ante a parcela de 30% do eleitorado que pretende votar em Bolsonaro.

Dados da pesquisa

A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08220/2022. Foram consultadas 2 mil pessoas por telefone entre 20 e 22 de julho. A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.