0
821
Por: Eduardo Magregor.

Os profissionais de saúde estão se doando ao máximo destinando cuidados a todos nós. Uma carga pesada tanto física e mental presente no dia a dia destes profissionais.

A proteção física e psicológica é de suma importância, são anjos no enfrentamento direto contra esta pandemia que assolou e isolou o mundo.

Os primeiros da existência do Novo Coronavírus no mundo, se deu em meados de dezembro de 2019, em um curto período a doença sob sua transmissão evoluiu em números de contaminados de forma assustadora pela sua rapidez, fazendo com que a capacidade de resposta dos sistemas de Saúde em muitos países se esgotarem.

As Notícias percorreram os 4 cantos do mundo e o Brasil e Brasília foram afetados, tivemos pelo nosso Governo o afastamentos do trabalho e infelismente alguns profissionais que lutavam pela vida sucumbiram chegando ao estágio de morte por Covid-19, registros de suicídios, crises de ansiedade e pânico tomaram conta do mundo.

Médicos e enfermeiros, todos nesta base profissionais de Saúde, estão na linha de frente para atendimento dos casos da Covid-19, é seguem expostos mais dispostos a cuidar do próximo pelo juramento ali feito ao se formarem.

Ao redor deles os riscos além deste contágio são diversos, tendo em si longas horas de trabalho, sofrimento psicológico, estigma e violência física.

O Blog Olhar Digital Em Pesquisa:

Sobre o assunto da  valorização e a implementação de políticas de cuidado e estabilidade para os(as) profissionais da Saúde estão entre as propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada em agosto de 2019, em Brasília. Assim como, a implementação de uma Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da área de Saúde, incluindo a prevenção, a profilaxia e a assistência em saúde mental.

Dados

Em fevereiro de 2020, estavam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de trabalhadores(as) da Saúde em todo o Brasil. Destes, 7,7% atuavam em serviços de Saúde da Região Norte, 23,92% na Região Nordeste, 45,46% na Região Sudeste, 14,69% na Região Sul e 8,23% na Região Centro-Oeste.

Médicos(as), enfermeiros(as), odontólogos(as) e técnico(as) de enfermagem totalizavam 1,3 milhão de vínculos, o equivalente a 44,08% do total de ocupações cadastradas. Entre as ocupações, 37,24% era de profissionais com formação mínima de graduação, 27,5% com formação de nível técnico e auxiliar e 35,26% de nível auxiliar. Dessas ocupações, 75,75% são funções assistenciais e 24,25% são funções administrativas.

Para melhor acompanhar a situação da pandemia do novo coronavírus, buscar soluções que reduzam o risco de contágio e oferecer apoio aos profissionais de Enfermagem atingidos pela doença, o Cofen criou um formulário para notificação de casos de COVID-19.

Na linha de frente do atendimento, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão expostos ao risco de contaminação pelo coronavírus (COVID-19). A Enfermagem tem papel fundamental no combate à pandemia, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por se tratar da maior categoria profissional de Saúde, e a única que está 24h ao lado do paciente. O adoecimento dos profissionais de Saúde coloca em risco a população, tanto pelo risco de propagar a doença quanto pela sobrecarga dos serviços, com a quarentena. Preencha o formulário e ajude a direcionar os esforços feitos para proteger a categoria. Sob informação para compor: Aben-Nacional/COFEN.

Fontes: Blog Olhar Digital. 

” Devemos aplaudir todos eles? Sim! São estas as pessoas que lutam por cada um de nós todos os dias, deixando suas próprias famílias em casa para que a nossa possa em saúde plena realmente existir”.

Blog Olhar Digital, uma razão para escrever, uma ação para informar. “

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo
Eduardo Magregor
Criado por Eduardo Magregor jornalista, escritor, desenvolvedor de leis e projetos. O OLHAR DIGITAL- Blog digital popular é um veículo de informação sociocultural que esta ingressado no segmento de comunicação para fazer a diferença! O blog reuni com exatidão conteúdos de cunho suscetível, destinado a comunicar ou notícia com seriedade assuntos adjuntos ao nosso Governo no que se desfere em melhorias e benefícios. Dentre o proferido incluem-se matérias especiais, entrevistas e artigos das maiores autoridades, cases de empresas inovadoras, em suma, ter como finalidade levar ao conhecimento do público a expressão fiel dos fatos e a soma do bem atribuído à nossa sociedade.