SECRETARIA DE EDUCAÇÃO : Aulas estão mantidas para quarta-feira (3)

0
380
Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF) é a favor das aulas neste dia.

Independente do Sinpro protesta e salientar que haverá ato em frente a Secretária de Educação (SEEDF), contra a volta 100% presencial das aulas, marcada para quarta-feira.

O presidente da Aspa-DF, Alexandre Veloso que defende o volta as aulas 100% presencial, disse que a associação “entende que os alunos precisam ser recepcionados na escola, e que qualquer movimento de greve neste momento só prejudica os mais vulneráveis: os alunos”.

Ao contrário do Sinpro-DF, a Secretaria de Educação disse que as aulas estão mantidas para quarta-feira.

“Todos os alunos têm direito à educação. A educação é a única maneira dos alunos terem uma perspectiva de uma vida livre da pobreza e mais participação nas decisões da sua comunidade. Ninguém tem o direito de negar a eles uma educação pública de qualidade. Por isso, somos favoráveis que a educação seja considerada essencial, para que situações dessas não ocorram à revelia da comunidade de alunos”, afirmou à coluna (Grande Angular /Metropoles).

“A secretária estará recepcionando os estudantes na Escola Classe 22 do Gama”, assinalou.
As escolas da rede estão prontas para receber os alunos. “Estamos preparados, com o retorno da merenda e do transporte escolar, mantendo todos os cuidados sanitários e higienização de ambientes. Temos compromisso de proporcionar aos nossos alunos um retorno seguro ao seu lugar natural de aprendizagem, que é a escola”.

Na sexta-feira (29/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reagiu à convocação do Sinpro-DF para paralisação dos professores. “Está no direito dele”, disse.

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde anunciaram as ações preventivas para a normalização das aulas de 460 mil estudantes. Entre as medidas, estão o acompanhamento em tempo real de casos de Covid-19 e limitação no fluxo de pessoas com acesso às escolas.

As aulas presenciais na rede pública da capital federal foram suspensas em 2020. Em 2021, as atividades foram retomadas, de forma híbrida.

Desde o ano passado o ensino remoto a covid-19 interpôs milhares de estudantes de todo o país. Com o retorno gradual às atividades escolares presenciais, o Conselho Nacional de Educação publicou diretrizes nacionais que orientam a regularização do calendário escolar da educação básica, superior e educação especial.

A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União no início do mês de agosto. (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801)

O ministro da educação, Milton Ribeiro, destacou a importância das aulas presenciais para o processo de aprendizado. “A presença do professor é insubstituível. Embora a internet e todas essas ferramentas sejam importantes, eu creio que o contato pessoal, a presença do professor, sobretudo na vida das crianças mais novas, é uma coisa marcante”, afirmou na ocasião.

As orientações são para escolas públicas e particulares. A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, disse que o Brasil foi um dos países que permaneceu mais tempo com escolas fechadas e agora, com um número maior de pessoas vacinadas e uma situação de mais controle da proliferação da Covid-19, é importante orientar o retorno das atividades escolares.

“É fundamental assegurar um retorno seguro às aulas presenciais com as escolas respeitando os protocolos sanitários e, principalmente, organizando seu replanejamento pedagógico para assegurar a todas as nossas escolas a oportunidade de retomada com avaliações diagnósticas, com programas de recuperação das aprendizagens para que todos tenham a possibilidade de, aos poucos, irem retomando as atividades e recuperando todo esse tempo de atividades remotas”, salientou Maria Helena Guimarães tempo ayra

Fonte: Blog Olhar Digital/Metropoles.